Escolas Municipais aplicam primeira etapa da Avaliação Interna do Ensino Fundamental

DSC_6212 (Large)A avaliação é realizada duas vezes ao ano, primeira e segunda etapa, para aferir o conhecimento dos alunos no início e ao final de cada ano letivo. As questões são elaboradas pelos professores de cada ano/área em seguida  os coordenadores pedagógicos de cada escola e equipe da Secretaria Municipal de Educação selecionam as questões que irão compor as avaliações, de maneira que todas as escolas participem do processo de construção das provas e estejam de acordo com a realidade de sua escola e do Município.

A Avaliação interna do Ensino Fundamental tem o propósito de avaliar a aprendizagem dos alunos matriculados no ensino fundamental, possibilitando o diagnóstico das dificuldades e o direcionamento das intervenções pedagógicas, objetivando melhorar a qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Com base nos resultados obtidos, a Secretaria Municipal de Educação em conjunto com as Escolas Municipais,  conseguem ter uma visão ampla dos pontos positivos e negativos, possibilitando identificar as principais necessidades e definir ações de interveção que irão nortear a tomada de decisões e o desenvolvimento de atividades futuras.

A Secretaria Municipal de Educação acredita que a  Avaliação Interna  é uma ferramenta que representa importante avanço na Educação Municipal de Itiquira , uma vez que oferece um diagnóstico em larga escala com dados concretos e de acordo com a realidade local, assim possibilita-se que estratégias sejam elaboradas junto com as escolas municipais e suas equipes gestoras, permitindo que façamos monitoramento real e constante e as devidas intervenções pedagógicas necessárias, favorecendo o crescimento e desenvolvimento pleno do processo de ensino/aprendizagem e a qualidade da educação. A Secretaria de Educação acrescenta ainda que a qualidade da educação é preocupação constante de todos os envolvidos na educação, gestor municipal, equipe gestora das escolas, professores pais e alunos, portanto precisamos nos unir em prol da qualidade da educação. Os gestores e educadores desenvolvendo e executando as ações, alunos se dedicando à aprendizagem e os pais e responsáveis estando mais presentes na vida escolar e incentivando a participação ativa dos alunos para que tenhamos êxito, com a participação de todos.

Assim que as correções das avaliações forem concluidas, os resultados serão divulgados para que possamos acompanhar o processo de ensino e aprendizagem.