Leitura e Escrita: Uma Reflexão Necessária

54f32917-ec7d-42e1-8bb0-0d678867146bNa última sexta-feira, 07 de abril a Secretaria Municipal de Educação recebeu no Município a Professora Maria Otília Leite Wandresen, professora alfabetizadora e autora de livros didáticos,  realizando  formação voltada a professores do 1º ao 3º ano, cujo tema discutido foi Leitura e escrita: uma reflexão necessária. A formação faz parte da Assessoria Pedagógica garantida através da Implantação do Sistema Aprende Brasil na Rede Municipal de Educação.

A oferta de propostas didática pedagógicas voltadas aos professores com foco nas diversas áreas de conhecimento do material didático, busca auxiliar os professores na implantação  e sucesso do processo de ensino, bem como complementar a formação do Professor e orientar a utilização dos livros em sala de aula ao longo da implantação do Sistema Aprende Brasil visando a melhora da qualidade da educação ofertada no Municipio de Itiquira.

Enfrentar desafios faz parte do crescimento humano, aceitá-los nem sempre é fácil, mas acreditamos que todos os envolvidos na educação estão empenhados em construir uma educação melhor a cada dia, tendo como foco a aprendizagem do aluno.

A professora Josefa, da Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, atua no 1º ano, e coloca que “partindo de que a criança inicia seu processo de construção do conhecimento, antes de entrar na escola, onde ela convive com a linguagem oral e participar de diferentes situações de interações sociais, a formação com a professora  Maria Otília veio para nos dar suporte, esclarecendo dúvidas e onde todas as metodologias apresentadas podem estar reforçando umas às outras para o bom desenvolvimento do aluno. Para mim, foi de extrema importância, pois pude analisar e compreender que posso utilizar na alfabetização a metodologia utilizada na apostila do Sistema Aprende Brasil. “

A Professora Neuraci, da Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros atuante no 3º ano, coloca que “esperava ser mais um curso teórico apresentando metodologias oralmente, mas achei legal foi que a professora Maria Otília colocou que o objetivo é a troca de experiências concretas não por saber mais do que alguém que ali estava e sim trocar valiosas experiências. A formação nos contagiou com a forma que foi trabalhada, apresentando o conteúdo e suas ligações com as disciplinas de forma dinâmica e descontraída. Diante  do que vivemos, com preocupações e compromissos, é preciso formações como esta que aconteceu, que nos mostre que é possível fazer a diferença com aquilo que temos. Amei o curso, precisamos discutir nossa realidade intercalando com tantas teorias internalizadas em nosso ser.

Por Secretaria de Educação