CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Leitura e Escrita: Uma Reflexão Necessária

54f32917-ec7d-42e1-8bb0-0d678867146bNa última sexta-feira, 07 de abril a Secretaria Municipal de Educação recebeu no Município a Professora Maria Otília Leite Wandresen, professora alfabetizadora e autora de livros didáticos,  realizando  formação voltada a professores do 1º ao 3º ano, cujo tema discutido foi Leitura e escrita: uma reflexão necessária. A formação faz parte da Assessoria Pedagógica garantida através da Implantação do Sistema Aprende Brasil na Rede Municipal de Educação.

A oferta de propostas didática pedagógicas voltadas aos professores com foco nas diversas áreas de conhecimento do material didático, busca auxiliar os professores na implantação  e sucesso do processo de ensino, bem como complementar a formação do Professor e orientar a utilização dos livros em sala de aula ao longo da implantação do Sistema Aprende Brasil visando a melhora da qualidade da educação ofertada no Municipio de Itiquira.

Enfrentar desafios faz parte do crescimento humano, aceitá-los nem sempre é fácil, mas acreditamos que todos os envolvidos na educação estão empenhados em construir uma educação melhor a cada dia, tendo como foco a aprendizagem do aluno.

A professora Josefa, da Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, atua no 1º ano, e coloca que “partindo de que a criança inicia seu processo de construção do conhecimento, antes de entrar na escola, onde ela convive com a linguagem oral e participar de diferentes situações de interações sociais, a formação com a professora  Maria Otília veio para nos dar suporte, esclarecendo dúvidas e onde todas as metodologias apresentadas podem estar reforçando umas às outras para o bom desenvolvimento do aluno. Para mim, foi de extrema importância, pois pude analisar e compreender que posso utilizar na alfabetização a metodologia utilizada na apostila do Sistema Aprende Brasil. “

A Professora Neuraci, da Escola Municipal Jorge Eduardo Raposo de Medeiros atuante no 3º ano, coloca que “esperava ser mais um curso teórico apresentando metodologias oralmente, mas achei legal foi que a professora Maria Otília colocou que o objetivo é a troca de experiências concretas não por saber mais do que alguém que ali estava e sim trocar valiosas experiências. A formação nos contagiou com a forma que foi trabalhada, apresentando o conteúdo e suas ligações com as disciplinas de forma dinâmica e descontraída. Diante  do que vivemos, com preocupações e compromissos, é preciso formações como esta que aconteceu, que nos mostre que é possível fazer a diferença com aquilo que temos. Amei o curso, precisamos discutir nossa realidade intercalando com tantas teorias internalizadas em nosso ser.

Por Secretaria de Educação


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.