Dia Nacional do Livro Infantil é trabalhado na rede municipal de educação

d63f1f89-12bb-4f07-abeb-fa0e3b236b66Dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Essa data  foi escolhida para  homenagear um grande escritor brasileiro  Monteiro Lobato (1882-1948), o qual  nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882,  que como poucos, dedicou-se à literatura infantil no Brasil.

O Dia Nacional do Livro Infantil foi instituído em 2002, ano em que foi criada a Lei 10.402/02, registrando a data de nascimento de Monteiro Lobato como o dia oficial da literatura infantojuvenil. Escritor que contribuiu com obras célebres para o público adulto e deixou também um enorme legado para a literatura infantojuvenil.  Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, e outros  personagens famosos como Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa, do Sítio do Picapau Amarelo.

As escolas da rede municipal de Itiquira preocupadas com  a importância da literatura infantil e incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, isto é, na infância, abraçaram mais esse projeto, Dia Nacional do Livro Infantil. Trabalharão por dias a  leitura, contação de histórias,  teatro, manuseio de livros literários infantis, construção de histórias, encantando e despertando o imaginário das crianças por acreditarem   que a literatura infantil é um caminho que conduz a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Por meio de conceitos de linguagem e leitura, dando enfoque à importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro e apresentando algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

Às escolas nosso reconhecimento e gratidão pela consciência  compromisso e empenho  através de seus professores para com as  nossas crianças.

Secretaria de Educação