Servidores de Itiquira participam de curso de especializações em apoio ao SUS

Foto/Profissionais de Saúde

Profissionais da Saúde de Itiquira, inciaram na quarta-feira (22), a participação no Curso de Especialização do Projeto de Apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS).  O curso é realizado na Universidade Federal de Mato Grosso em Rondonópolis com a participação dos profissonas do SUS da Região Sul do Estado.

Os cursos, são de Gestão da Clínica em Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS, Qualidade e Segurança no Cuidado do Paciente e  Vigilância em Saúde, desenvolvidos pelo Instituto Sírio-Libanês e Ministério da Saúde.

A programação dos encontros presenciais, vai até dezembro, e tem o propósito de fortalecer as práticas de vigilância em saúde no Sistema Único de Saúde por meio da capacitação de profissionais de saúde que atuam em diferentes cenários de prática para o aprimoramento das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância em Saúde Pública. É orientado pelo método, raciocínio e evidências epidemiológicas, visando à melhoria das condições de saúde da população.

O programa prioriza o desenvolvimento de capacidades para a construção de projetos de intervenção baseados na realidade, com ênfase na melhoria da qualidade da atenção à saúde, gestão e educação, contextualizados segundo a realidade local da vigilância em saúde.

Dessa forma, esses projetos são desenvolvidos a partir de problemas concretos a serem enfrentados em nível regional, e sua elaboração implica articulação com a gestão nesses níveis.

A reflexão sobre a prática do trabalho cotidiano na vigilância em saúde e o uso de metodologias ativas de aprendizagem favorecem a mudança de práticas e a consciência crítica, dando início a um processo contínuo de transformação.