Rede municipal de ensino de Itiquira tem novidades em 2017

Novo sistema beneficia alunos, professores e gestores educacionais

maxresdefaultO início do ano letivo traz novidades para os alunos da rede municipal de Itiquira. É que a partir deste ano, por meio de um convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Educação e a Editora Positivo, escolas mantidas pela prefeitura passam a adotar o Sistema de Ensino Aprende Brasil para as turmas do G1 ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Todas  as escolas da rede municipal aderiram ao Aprende Brasil, que oferece um conjunto completo de soluções para as escolas. A expectativa é que, com a mudança, a nota da cidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que atualmente é de 5.4, alcance e supere o índice do estado, que está em 5.5, superando a média nacional, que está em 5.3. A meta para o Brasil é que, até 2021, todas as escolas alcancem o patamar 6.0, o que corresponde ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.

Como convênio da Editora, além do material didático, a Secretaria Municipal de Educação recebe assessoria pedagógica para os professores e o apoio de uma coordenação pedagógica regional, a fim de auxiliar os gestores educacionais no processo de implementação do sistema na região e atender demandas educacionais específicas da localidade.

Segundo a secretária de educação, Jane Gobbi, o Grupo Positivo já era conhecido no município por conta das escolas privadas. “Sempre tivemos boas referências a respeito do Sistema de Ensino Aprende Brasil e resolvemos implantar também na rede municipal. Nosso objetivo com essa mudança é melhorar cada vez mais a qualidade da educação na cidade”. O Sistema de Ensino Aprende Brasil também oferece um Portal com home page disponível para alunos e professores. Nele, é possível encontrar conteúdo específico integrado ao livro didático.

Entre os diferenciais da assessoria pedagógica está o atendimento aos professores por meio de cursos presenciais e à distância, utilizando estratégias como web conferências, web atendimento e e-mails. “Todos aqui aceitaram e gostaram da ideia. Os alunos estão bem felizes com o novo material, assim como os pais e os professores também, pois isso auxilia muito no planejamento de aula”, comenta Jane. “Graças ao novo sistema de ensino, o nosso município agora conta com grande procura de vagas, justamente por saberem que o Aprende Brasil vale a pena”, completa.

A rede municipal também passa a contar com dois métodos auxiliares de avaliação: o Hábile (Sistema de Avaliação Positivo) e o SIMEB (Sistema de Monitoramento Educacional do Brasil) que contribuem tanto para a avaliação da gestão educacional, como para a avaliação do desempenho particularizado das turmas. Atualmente, o Sistema de Ensino Aprende Brasil está presente em mais de 2 mil escolas públicas, fazendo a diferença na vida de mais de 330 mil alunos, em cerca de 220 municípios brasileiros.