Pequenos produtores tem auxilio na vacinação contra brucelose e contam com assistência veterinária

vacina-brucelose-2a-etapa-2016-1-largeA Prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Agricultura tem auxiliado na vacinação contra brucelose no município.

O trabalho é realizado pelo médico veterinário Heber Luiz Marques e pelo  inseminador Elieser Venâncio Pinto, junto aos pequenos produtores rurais.

Na 1ª etapa realizada em maio/2016, como na 2ª etapa realizada em novembro/2016, mais de 140 produtores foram atendidos pelos os profissionais. Esta ação objetiva-se baixar consideravelmente a prevalência da brucelose bovina e bubalina no rebanho atendido.

É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas daquelas espécies, entre 3 e 8 meses de idade, com a vacina b19, visando assim combater a doença infecciosa, causada por bactérias do gênero brucella que é transmitida para o homem pela ingestão de produtos derivados de animais infectados, como leite não pasteurizado e queijo, também pode ser contraída pelo contato com a pele infectada e ferida do animal.

O Médico Veterinário também é responsável pela implantação e fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, vem realizando diariamente consultas técnicas e atendimentos veterinários, com recomendações de rações e sais minerais, medicamentos para aumento na produção do leite, ganho de peso dos animais e melhoria na saúde do rebanho.

Através desta assistência  mais de 120 famílias foram atendidas,  entre elas, as que fazem parte do programa da Agricultura  Familiar  e outros  pequenos Agricultores do Município.

Com informações da Secretaria de Agricultura