CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Pequenos produtores tem auxilio na vacinação contra brucelose e contam com assistência veterinária

vacina-brucelose-2a-etapa-2016-1-largeA Prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Agricultura tem auxiliado na vacinação contra brucelose no município.

O trabalho é realizado pelo médico veterinário Heber Luiz Marques e pelo  inseminador Elieser Venâncio Pinto, junto aos pequenos produtores rurais.

Na 1ª etapa realizada em maio/2016, como na 2ª etapa realizada em novembro/2016, mais de 140 produtores foram atendidos pelos os profissionais. Esta ação objetiva-se baixar consideravelmente a prevalência da brucelose bovina e bubalina no rebanho atendido.

É obrigatória a vacinação de todas as fêmeas daquelas espécies, entre 3 e 8 meses de idade, com a vacina b19, visando assim combater a doença infecciosa, causada por bactérias do gênero brucella que é transmitida para o homem pela ingestão de produtos derivados de animais infectados, como leite não pasteurizado e queijo, também pode ser contraída pelo contato com a pele infectada e ferida do animal.

O Médico Veterinário também é responsável pela implantação e fiscalização do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, vem realizando diariamente consultas técnicas e atendimentos veterinários, com recomendações de rações e sais minerais, medicamentos para aumento na produção do leite, ganho de peso dos animais e melhoria na saúde do rebanho.

Através desta assistência  mais de 120 famílias foram atendidas,  entre elas, as que fazem parte do programa da Agricultura  Familiar  e outros  pequenos Agricultores do Município.

Com informações da Secretaria de Agricultura

 

 

 


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.