Inseminação artificial bovina auxilia pequenos produtores em Itiquira

A Prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria de Agricultura, vem disponibilizando assistência técnica por meio da inseminação artificial, objetivando o melhoramento genético do rebanho leiteiro e aumento na produtividade.

Um Inseminador fornecido pela pasta, visita os produtores apresentando as vantagens da Inseminação Artificial, como no melhoramento  genético do rebanho  leiteiro, em menor tempo e ao um baixo custo através de material genético de reprodutores.“Com a inseminação artificial, o criador tem a certeza de que os novos bezerros serão melhores geneticamente e vão produzir mais leite, aumentando o faturamento da família. Além disso, haverá o melhor controle de doenças transmissíveis”, especifica o inseminador Elieser Venâncio Pinto.

A prefeitura Municipal tem sido parceira dos produtores de leite,  que não pagam por esse serviço, que sairiam muito alto. “O apoio permite o produtores investir mais no rebanho e outras necessidades. Este ano  já foram inseminadas  mais de 40 matrizes leiteiras, onde  hoje temos aproximadamente 10 nascimento advindos  deste trabalho”, frisou o Secretário de Agricultura, Thierry Aparecido Bernardes Bortolini.

Com informações da Secretaria de Agricultura