Educação realiza encerramento do Projeto Soletrando

dsc_8751-largeNo dia 13 deste mês de dezembro, no Salão Paroquial,   aconteceu o encerramento do Projeto Soletrando, que neste ano usou uma temática diferenciada, utilizando-se de livros, buscando assim incentivar o gosto pela leitura e o enriquecimento do vocabulário dos estudantes, os livros utilizados foram, para a  Categoria A: O Fantástico Mistério de Feiurinha (Autor: Pedro Bandeira) e Isso Ninguém me Tira (Autora: Ana Maria Machado) e Categoria B: Como eu era antes de você (Autora Jojo Moyes), organizado pela Secretaria Municipal de Educação, com  apoio integral da Prefeitura Municipal e parceiros.

A etapa final do Projeto Soletrando transcorreu com fortes emoções e demonstrações de conhecimentos adquiridos pelos alunos no decorrer das etapas que os mesmos participaram até chegar a grande final. Professores, alunos e pais presentes, vibravam a cada rodada. Todos os alunos finalistas foram agraciados com uma lembrança do projeto, mas acima da premiação, está o aprendizado que o aluno adquiriu em participar desse projeto e a emoção dos professores em acompanhar o resultado de seus trabalhos com o sucesso dos alunos. Ainda foram premiados os alunos do 1º ao 3º lugar, assim como seus respectivos professores, conforme reza no regulamento desse projeto. Foram entregues bicicletas, tabletes, kits com materiais escolares e pen drives, para que a premiação fosse possível vários parceiros abraçaram o Projeto Soletrando, entre Autoridades locais e estaduais e o comércio local.

As unidades escolares envolvidas nesse evento e a Secretaria Municipal de Educação,  mais uma vez avaliaram  de forma positiva  o projeto, visto que  os alunos e professores deram o melhor deles  visando de fato o aprendizado que é o  foco primordial  desse projeto.

O Projeto Soletrando, é desenvolvido com os educandos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, visando o incentivo a leitura, ampliação do vocabulário, compreensão do significado das palavras e ortografia correta das palavras.

A professora Nádya Zanini Castelo Branco, ressaltou a quanto este projeto foi importante para o aprendizado dos alunos, juntamente com a dedicação de seus professores. “Eu como gestora da EMEB Anfilófio de Souza Campos, estou muito feliz pelo projeto e pelas premiações que nossos alunos ganharam, nos faz ver que estamos no caminho certo”.

Segundo a professora Maria das Graças dos Santos Sanches, que atua como coordenadora pedagógica da EMEB Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, ela fica feliz pela Escola abraçar o Projeto ‘’Soletrando’’ proposto pela Secretaria Municipal de Educação em que foram envolvidos alunos de 6º ao 9º ano do ensino Fundamental. Projeto este que desperta no aluno o interesse pela leitura e melhora consideravelmente o seu desempenho acadêmico em todas as áreas do conhecimento bem como o empenho em uma competição saudável. Após a conclusão do Projeto temos alunos motivados e com visão de novos horizontes, dispostos a lutar pelos seus sonhos.

Para o professor Leonor Rodrigues da Silva, lotado na EMEB São João Batista, “o Projeto Soletrando veio somar ao aprendizado dos alunos com a leitura de obras que enriqueceram o vocabulário dos mesmos, nossa escola teve uma surpreendente participação onde à aluna Vanessa venceu em primeiro lugar na categoria A, os demais alunos também tiveram um excelente participação no decorrer do desenvolvimento do projeto. O apoio da coordenação contribuiu para o sucesso do projeto em todas as etapas. A EMEB São João Batista agradece a Secretária Municipal de Educação pelo grandioso projeto”.

O aluno Marcos André Rodrigues dos Santos, aluno do 9º ano da EMEB Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, disse que é com imenso prazer, que ele vem hoje agradecer a Secretaria de Educação e aos professores, no ano de 2016 sobre a adaptação do Projeto Soletrando, onde incluiu a leitura de livros. “Uma adaptação em que me fez conhecer um novo mundo, o mundo literário, um mundo onde se pode sonhar e viver junto aos personagens, agradece pela criação deste projeto onde nos envolve com a leitura e a melhoria do aprendizado. Com um aperto no coração que me despeço da rede municipal de ensino, mas também com orgulho da administração da mesma. Não estando mais aqui para contemplar novos projetos que virão, convido todos para contemplar o mundo literário, basta virar uma página”.

Buscando sempre desenvolver, incentivar e motivar os professores e educandos através de uma competição saudável, visando o despertar para a o ensino e aprendizagem, no sentido de que ele tenha participação ativa na construção do seu conhecimento e encantamento em aprender.

Por Secretaria de Educação

FOTOS DO EVENTO AQUI

Segue abaixo a lista com os nomes dos vencedores.

CATEGORIA A

1º lugar –  EMEB São João Batista