CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Dia D do Novembro Azul é realizado na ESF Elísio

dsc_7402-largeFuncionários da ESF Elisio de Souza Brito realizaram o Dia D do Novembro Azul, mês dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Cerca de 65 homens receberam orientações sobre as doenças da próstata, vasectomia, câncer de pênis com a enfermeira Agda Ramalho, o Médico Marcelo Coutinho e psicóloga Camila Silveira.

A próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga no corpo dos homens. O exame preventivo de toque é a melhor forma de detectar alterações que podem indicar um tumor ainda no começo. O exame é recomendado a partir dos 45 anos, principalmente para quem já teve casos da doença na família. Deve ser feito uma vez por ano.

dsc_7414-largeQuanto mais avançada a idade, maior o risco. “É uma doença silenciosa. Na fase inicial, não dá nenhum sintoma. Quando o câncer de próstata começar a dar sintoma, é um câncer já avançado. Quando fala que é um câncer avançado, a gente fala que a chance de cura diminui bastante”, explicou o médico Marcelo Coutinho de forma detalhada por meio de slides.

A Psicóloga Camila da Silveira Fragerri, do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), chamou a atenção dos homens para os cuidados com a saúde em geral. Cada vez mais pesquisas comprovam que a saúde, mais do que genética, é consequência das escolhas e hábitos de vida. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventivo são o caminho para o envelhecimento com qualidade de vida. Porém os homens costumam dar menos atenção à saúde e realizam menos consultas médicas.

dsc_7425-largeOs homens são as principais vítimas de doenças crônicas e de doenças com altos índices de mortalidade,  muitas das doenças que atingem grande número deles poderiam ser evitadas com acompanhamento de saúde. Por isso é importantemente a saúde preventiva. ” O homem que se cuida não perde o melhor da vida” frisou Camila.

Além das orientações houve solicitação de exame PSA e sorteio de brindes.

Fotos do evento AQUI


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.