Prefeitura entrega Abatedouro de Frango a Associação De Agricultores Familiares De Ouro Branco Do Sul

Abatedouro de Frango - Foto Secretaria de Agricultura

Abatedouro de Frango entregue a  AAGRIFOB de Ouro Branco do Sul- Foto Secretaria de Agricultura

Mais uma ação da prefeitura de Itiquira está beneficiando pequenos produtores da AAGRIFOB (Associação De Agricultores Familiares De Ouro Branco Do Sul). Recentemente a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura por meio de comodato entregou a associação um Abatedouro de Frangos que já está em pleno funcionamento.

O principal objetivo do Abatedouro será proporcionar as 110 Famílias da AGRIFOOB no Distrito de Ouro Branco do Sul, antiga Fazenda Michelin, conhecido popularmente como PAF, onde os mesmos estarão aptos a participarem da venda dos animais abatidos nos Programas como: CONAB – PAA E PENAI, e até mesmo na comunidade.

De  acordo com o Secretário de Agricultura, Thierry Aparecido Bernardes Bortolini, a  Prefeitura também fez a Adequação e Reforma do Prédio para implantação do abatedouro.

O funcionamento se deu após a Visita dos Agentes da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde de Itiquira,  que liberaram o SIM/POA Nº 009 – Serviço de Inspeção Municipal.

O SIM – Serviço de Inspeção Municipal tem por finalidade adequar as normas da Vigilância Sanitária para que sejam produzidas de maneira higiênicas e sanitárias  em conformidades com a legislação sanitária do Município.

Os Agentes Mário Catalão e Armando Oliveira, frisaram que esse trabalho pode ser considerado de caráter preventivo, pois evita que inconformidades futuras com a legislação sanitária, possam além de acarretar prejuízos aos Associados, também de afetar negativamente à saúde da população.

O Médico Veterinário da Secretaria  de  Agricultura e responsável pelo SIM , frisou a importância da implantação do Serviço de Inspeção nas Agroindústrias, onde  irá controlar a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos de carnes, queijos, ovos, mel e doces, monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização desses produtos, certificando com o selo de qualidade dos mesmos, e desta forma incentivando as pequenas Empresas e Empreendedores a saírem da clandestinidade

O Abatedouro de Frango de Ouro Branco do Sul, torna-se a 9ª Agroindústria dentro do SIM – Serviço de Inspeção Municipal do Município de Itiquira.