Mais de 200 produtores rurais receberam auxilio no Cadastro Ambiental Rural em Itiquira

car

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Agricultura auxiliaram até o momento,  213 produtores do município de Itiquira no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o Serviço Florestal Brasileiro, até dia 05 de maio de 2016 foram cadastradas 81,7% da área nacional total passível de cadastramento, sendo que na região Centro-Oeste foram cadastradas 78,8% da área total.

Lembrando que o cadastramento é obrigatório a todas as propriedades rurais do país e que, segundo a Medida provisória n° 724 de 04 de maio de 2016 da presidenta Dilma Roussef, fica prorrogado ate 05 de maio de 2017 o prazo para inscrição de pequenas propriedades – até 4 módulos fiscais – (240 hectares no município de Itiquira), sem prejuízo dos benefícios estipulados para quem cadastrar a propriedade dentro do prazo estabelecido, como por exemplo adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) que isenta o proprietário do pagamento de multas em caso de passivo ambiental cometido antes de 22 de julho de 2008.

Vale ressaltar que segue em andamento um projeto de lei para prorrogação do prazo de inscrição no CAR ate 31 de dezembro de 2017 para todas as propriedades rurais do país. O projeto já foi aprovado na Câmara dos deputados e no Senado e depende agora da aprovação do vice-presidente Michel Temer.

A Secretaria municipal de Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura de Itiquira continua a disposição dos proprietários rurais para o esclarecimento de duvidas e auxilio na inscrição das propriedades no CAR. E para aqueles que já informaram e ainda não pegaram seu recibo, informamos que o site de consulta (http://www.sema.mt.gov.br/car#/consultar) já esta liberado novamente, caso desejem os proprietários podem se encaminhar a Secretaria de Agricultura para retirada do recibo.

car1