Cras convoca beneficiários do Bolsa Família para reunião nesta sexta-feira

bolsa-familia-valorO Centro de Referência de Assistência Social (Cras), convoca todos os beneficiários do Programa Bolsa família, para uma reunião que acontecerá na câmara municipal de Itiquira no dia 03 de junho às 18 horas.

O objetivo é orientar sobre novas regras na freqüência escolar para beneficiários do Programa Bolsa família e inserção idosos/deficientes no CADUNICO.

Bolsa Família terá novas regras de freqüência escolar no 2º semestre de 2016

Crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, que também fazem parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), precisarão ter freqüência mensal mínima de 85% no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – atividades oferecidas fora do turno escolar – para continuar recebendo o benefício. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social(MDS), a medida valerá a partir do segundo semestre deste ano.Atualmente, para manter o benefício, a família precisa comprovar a frequência escolar, a vacinação infantil e a exigência de pré-natal.No primeiro momento que a exigência não for cumprida, o ministério notificará a família.Caso insista no descumprimento, a família terá seu benefício bloqueado. Após cinco descumprimentos consecutivos, o Bolsa Família será cancelado.A coordenadora da Secretaria Nacional de Assistência Social do ministério, Maura Luciane, informa que agora é obrigatório que o gestor faça o registro da freqüência mensal de todas as crianças e adolescentes atendidos no programa em seu município. Às famílias cabe a tarefa de garantir a freqüência dos filhos no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos.Segundo a coordenadora, a medida fortalece a frequência no serviço e garante os direitos de crianças e adolescentes de não trabalhar, de ter acesso a atividades esportivas, culturais e socioeducativas que contribuam para o seu desenvolvimento integral.