Profissionais de saúde recebem capacitação do e-SUS

Foto/Alessandro Ferreira

Médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem  e agentes comunitários de saúde, participaram  de capacitação para manusear o e-SUS – novo sistema eletrônico do Ministério da Saúde.

O evento promovido pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, ocorreu no prédio da Academia da Saúde na quarta-feira (16).  Segundo a Coordenadora da Atenção Básica em Saúde, Thabatha Melissa, a capacitação visa garantir o acesso dos profissionais ao novo sistema do SUS e melhorar os serviços, cujo o objetivo é a qualidade da atenção à saúde prestada à população.

capacitação (1)O novo Sistema de Informação em Saúde da Atenção Básica (SISAB) moderniza a plataforma tecnológica, utilizando o software e-SUS. Este é composto pelo Prontuário Eletrônico do Cidadão (PECAB), pela Coleta de Dados Simplificada (CESAB) e seus instrumentos de coleta de dados, atendendo a diversos cenários de informatização e conectividade.

O e-SUS auxilia, controla e integra diversos setores de uma Unidade de Saúde, além de permitir acompanhar o histórico de saúde do paciente sob alguns aspectos como: atendimentos realizados, dispensação de medicamentos e realização de exames, emitindo comprovantes para facilitar o controle pela Unidade de Saúde e pelo próprio paciente. O software possuí também ferramentas de suporte Online, como Skype e HelpDesk, além de treinamento especializado e suporte presencial.

capacitação (2)