Parceria entre Prefeitura e Poder Judiciário possibilita construção e reforma de moradias em Itiquira

Parceria entre a Prefeitura e o Poder Judiciário de Itiquira, tem possibilitado a realização do sonho de várias famílias em Itiquira. Madeiras apreendidas foram doadas à Secretaria de Assistência Social, depois de vendidas o dinheiro tem sido investido em prol da construção e reforma de moradias para famílias em situação de vulnerabilidade habitacional.

Todo processo é acompanhado por uma comissão e a assistente social vai in loco conferir a situação. A comissão é formada por pessoas da sociedade e  representantes de entidades que analisam cada processo, os que atendem os requisitos do projeto são contemplados.

Na ultima semana, quatro famílias receberam  uma casa nova. Uma das beneficiadas foi  Dona Lucilene Barros De Souza, que comemorou a conquista.  Como mostra a imagem abaixo, esse barraco  feito de lona, telha, madeira e outros materiais, era o local que ela vivia juntamente com seu esposo. Apesar de morarem em uma pequena  área rural, vivem da venda de hortaliças que plantam no local, a renda com a venda dos produtos nunca possibilitou a construírem um teto melhor,  “dá só para o sustento ” conta ela.

Antiga e Atual casa de dona Lucilene Barros De Souza

Antiga  Moradia                                                       Nova Casa da Dona Lucilene Barros De Souza

Dona Leozalda Lobo Leite, foi outra beneficiada, morava numa antiga casa de tábua e agora comemora a conquista da nova residência.

Antiga e Atual casa de dona Leozalda Lobo Leite

Antiga Moradia                                                        Nova Casa da Dona Leozalda Lobo Leite

Tem sido muito importante essa parceria com o Poder Judiciário, mais de 26 famílias já foram assistidas, a maioria com ajuda em materiais de construção, outras estão sendo atendidas tanto na sede do município como em Ouro Branco do Sul. “É uma casa simples, mas com certeza trouxe  mais dignidade a essas famílias”, disse a Secretária de Assistência Social Suzana Francisca da Silva.

Texto: Alessandro Ferreira