Saúde faz mutirão para combater mosquito transmissor da dengue em Itiquira

Agentes orientam população-Foto/Alessandro Ferreira

A Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira 17, uma campanha com mutirão que intensificará as ações de combate aos mosquitos aedes aegypti e albopictus, transmissores da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

A ação está envolvendo vários profissionais da Saúde do Município, que visitarão as casas para orientação de limpeza, remoção e descarte de lixo ou quaisquer outros materiais que possam se tornar criadouros.

Segundo o Gerente de Vigilância Epidemiológica, Evaí Pereira da Silva Lima, o maior risco à população está nas próprias residências, pois em visitas os agentes tem encontrado grande número de larvas nos quintais, em objetos que acumulam  água, “o município se encontra com alto índice predial de infestação do mosquito, a população precisa se conscientizar o mais rápido possível e limpar seus quintais eliminando esses materiais”, enfatizou Evaí.

Para a Secretária de Saúde Lucimaria Garcia da Silva, a prefeitura tem mantido diariamente o trabalho de coleta de entulhos e lixos das ruas, para eliminar possíveis focos e criadouros dos mosquitos, “mas a população precisa colaborar limpando o seu quintal, fiscalizando o acúmulo de água em brinquedos, garrafas, pneus, sacos de lixo, vasos de planta, bebedouros dos animais e outros objetos, disse” .

Lucimaria pediu empenho dos profissionais envolvidos na campanha e que chamem a  atenção dos moradores para o sério risco que estão correndo-se não colaborarem com as ações de combate.

A Secretaria de Saúde pede a população que em caso suspeita da doença, não façam alta medicação mas que procurem imediatamente uma unidade de saúde.

mutiraodengue