II Encontro dos Cuidadores e Familiares de PNES em Ouro Branco do Sul

DSC_0543 (Large)

Foto/Claudio Langue

Foi realizado, na localidade de Ouro Branco do Sul, no dia 07/12 o II Encontro de Pais e Cuidadores de Portadores de Necessidades Especiais, com a Equipe do NASF de Itiquira, e a Psicóloga Rogéria e Fisioterapeuta Renata de Ouro Branco do Sul. O primeiro encontro ocorreu no dia 30/06 deste ano e mais encontros estão sendo pensados e elaborados para o próximo ano.

O encontro surgiu pela necessidade observada durante os atendimentos fisioterápicos onde, os acompanhantes (cuidadores e/ou familiares) permaneciam no local do atendimento dos pacientes portadores de necessidades especiais, e falavam de suas dificuldades e desafios para aceitar, cuidar e relacionar-se com o novo que a doença trouxe para a família e para o portador.

Sendo assim, o I Encontro veio para propiciar aos pais e cuidadores de portadores de necessidades especiais um espaço para que este se reunissem, conversassem e trocassem experiências entre si, recebendo orientações e atendimentos de profissionais de diversas áreas.

A equipe do NASF, assim como a psicóloga Rogéria entram, em parceria com a Fisioterapeuta Renata, como grandes aliados e parceiros do grupo, além de serem um apoio são também uma ponte para encaminhar os cuidadores aos serviços que necessitam e que muitos abdicam por não perceber que também precisam ser cuidados.

É importante ressaltar que o grupo é aberto para todos os cuidadores e familiares de portadores de necessidades especiais. Através destes encontros, pôde-se perceber a necessidade de espaços de acolhimento, discussão e esclarecimento sobre a temática dos PNE no Município.

Assim a prefeitura vem trabalhando para promover a saúde no nosso município, mostrando que a rede SUS pode funcionar com humanidade, com respeito e acima de tudo,  com qualidade.

Rogéria batista Bortoli

Fotos/Claudio Langue