CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

E.S.F Voo Livre Zamboni promove palestra para hipertensos e diabéticos

palestra (2)Equipe da Unidade Estratégia Saúde da Família Voo Livre Zamboni em Ouro Branco do Sul realizaram no dia 11 de Setembro, uma palestra para hipertensos e diabéticos da comunidade.

O objetivo foi orientar os pacientes do programa Hiperdia sobre a importância da atividade física, boa alimentação e cuidados com a saúde para melhorar a qualidade de vida

Dicas para Prevenir a Hipertensão:

Há um critério simples para definir se alguém sofre de hipertensão: define-se como hipertenso em geral, aquele que por diversas vezes teve a pressão aferida e o resultado foi maior do que 14 (máxima) por 9 (mínima).

Quando diagnosticada a hipertensão, é necessário também investigar os níveis de insulina do paciente, pois ele pode ter resistência insulínica e não ter conhecimento do fato. Embora seja uma doença crônica, que não tem cura, pode ser controlada.

A pressão alta acomete uma a cada cinco pessoas. O tratamento é à base de medicamentos controladores, além da adoção de hábitos saudáveis. Esse controle evita o infarto do coração, o derrame cerebral e a paralisação dos rins.

Apesar de ser uma disfunção genética, a hipertensão pode ser gerada por hábitos de vida inadequados, como a ingestão excessiva de sal ou de bebida alcoólica, além da obesidade e do sedentarismo. Na maioria das vezes, não apresenta sintomas e apenas com o controle da pressão arterial (PA) é possível atestar sua a incidência.

A primeira forma de prevenção é fazer o acompanhamento dos índices da PA, principalmente se pais, avós ou outros parentes próximos também tenham hipertensão.

Outras dicas para uma vida mais saudável:

• Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;

• Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;

• Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;

• O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;

• Evite o estresse; ele pode dificultar o controle da pressão;

• Não interrompa o tratamento com remédios, sem a orientação do médico de confiança.

 


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.