Canoagem Slalom movimenta fim de semana em Itiquira

Atletas da Canoagem - Foto/Alessandro Ferreira

Atletas da Canoagem – Foto/Alessandro Ferreira

No último final de semana, Itiquira sediou o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom 2ª divisão e a Copa Brasil 1ª divisão, com a participação de atletas de vários estados brasileiros.

No Campeonato Brasileiro 2ª divisão, provas de iniciantes, participaram 105 embarcações com atletas do RS, PR, SP e MT. Para maioria dos atletas, a pista montada em Itiquira é a melhor pista do Brasil para iniciantes, como nos afirmou  a auxiliar técnica, Janice Stella e a atleta Beatriz de Paula Simões da Motta.

Nessa prova, o  melhor tempo foi do jovem atleta Guilherme Eduardo do Espírito Santo, da cidade de Piraju (SP), na categoria K1MME, que fez o percurso com 70,56 segundos. Somando todos os resultados dos seus respectivos atletas, a associação vencedora da competição foi o IMEL (Instituto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu/PR) com 1.825 pontos, em segundo lugar ficou a ASTECA (Associação Três Coroense de Canoagem, de Três Coroas/RS) com 725 pontos e em terceiro lugar a APEN (Associação Pirajuense de Canoagem, de Piraju/SP) com 350 pontos.

Na primeira divisão a 2ª Etapa da Copa Brasil foi bastante acirrada, principalmente entre os caiaques masculinos. Participaram das provas 106 embarcações e o destaque ficou para o atleta Ricardo Martins Taques que fez os melhores tempos das provas nas fases classificatória, semifinal e final. O atleta de Tibagi/PR levou o ouro com 74,88 segundos, seguido pelo gaúcho de Três Coroas/RS Mauri Cesar Tavares com 78,89 segundos, que acabou ficando com a prata e o outro paranaense de Tomazina/PR João Vitor Martins Machado, com 80,56 segundos, com o bronze.

Para o Presidente da Federação do Estado do Mato Grosso, Darci Oberdam, jamais a Canoagem Slalom teve uma recepção tão calorosa como a proporcionada pelo Município de Itiquira: “A CBCa e Federação do Mato Grosso estão extremamente felizes e agradecidas pela parceria encontrada neste local encantador. Além de paisagens incomuns para os atletas dos estados do sul e sudeste do Brasil, que nunca viram bandos de araras, tucanos e garças ao redor da pista, a receptividade proporcionada por todo o time do prefeito Betão foi algo bastante incomum para o nosso esporte. O prefeito, como todo o secretariado estiveram presentes em todos os momentos do evento e não deixaram faltar absolutamente nada para o sucesso da competição”.

Darci também parabenizou  Deputado Estadual Nininho, um dos idealizadores para criação da pista no município. “A convite do deputado  estivemos aqui, o prefeito abraçou o projeto que foi apresentado para ele, e hoje a canoagem é uma realidade em Itiquira, recebendo de inicio dois eventos nacionais e atletas de nível internacional, só tenho que parabeniza-los pelo apoio e incentivo a este esporte”, finalizou o presidente.

O prefeito Humberto Bortolini agradeceu a parceria com a CBCa e Federação do Mato Grosso, bem como a participação de todos os atletas e treinadores. “Investimos em esportes porque acreditamos que contribui para a formação social e educacional do cidadão, agora vamos dar início a nossa escola de canoagem, mas atletas e as confederações podem contar sempre com o apoio da prefeitura para a realização de qualquer evento de canoagem no nosso município”, finalizou o prefeito.

O deputado Nininho agradeceu Darcy por trazer a canoagem para Itiquira, o qual tem um grande conceito pelo trabalho realizado no Estado. “Eu fico orgulhoso de estar participando deste evento e ouvir que esta é uma das melhores pista nacional para iniciantes”. Nininho finalizou parabenizando ao prefeito Betão e toda equipe pela realização do evento.

Fotos AQUI