CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Cães e gatos devem ser vacinados contra a raiva animal

vacinacontraraiva (2)Os donos de cães e gatos de Itiquira que ainda não levaram os bichos para vacinar contra a raiva, têm até 30 de Novembro para imunizar seus animais. No último sábado 26, agentes de Vigilância em Saúde realizaram o dia “D” da vacinação contra raiva na sede do Município.

Segundo os agentes a meta da campanha  que teve início no dia 11 de Setembro no Município, é imunizar mais de 3 mil animais. No ano passado foram vacinados 3.278 animais, entre cães e gatos.

A raiva é uma doença que acomete mamíferos, e que pode ser transmitida aos homens, portanto, é uma zoonose. É uma doença que não tem cura, é letal se não atendida a tempo.

A melhor forma de se proteger contra a doença é vacinando os animais. Além da imunização, outras dicas de prevenção da doença são: evitar deixar o animal solto nas ruas; ao passear com seu bicho de estimação, leve-o sempre na coleira; nunca separe briga de animais; cuidados ao pegar bichos machucados; não alimente e evite contato com animais desconhecidos.

Par aos agentes a adesão da população às Campanhas de Vacinação contra Raiva animal é de extrema importância, para que o município se mantenha livre da raiva. Quem ainda não vacinou seu animal, pode leva-lo na sede da vigilância sanitária na Rodovia Joaquim do Amaral, S/N Bairro Poxoreu, ao  lado do Conselho Tutelar, em Ouro Branco do Sul na Rua interna B, quadra 19, casa 7, também ao lado do conselho tutelar.

 


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.