Programa Saúde na Escola capacita profissionais da Saúde e Educação de Itiquira

Coordenadora Estadual de Saúde do Adolescente  - Cleide Eliane de Souza - Foto/Alessandro Ferreira

Palestra com a Coordenadora Estadual de Saúde do Adolescente – Cleide Eliane de Souza – Foto/Alessandro Ferreira

Numa Ação Conjunta da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Escritório Regional de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, profissionais da Saúde e Educação de Itiquira receberam capacitação sobre o Programa Saúde Na Escola (PSE).

O evento  foi realizado no plenário da Câmara de Itiquira na terça-feira 25, e contou com palestra da Coordenadora de Saúde do Adolescente da Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), Cleide Eliane de Souza e da Nutricionista do escritório regional de saúde, Maria Célia de Moura.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

Segundo a Coordenadora Estadual  do PSE, Cleide Eliane de Souza o programa existe em Mato Grosso desde em 2009 para contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública da educação básica por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde, tendo como principais parceiros profissionais da Saúde e Educação.

Saúde Bucal, saúde oftalmológica, desnutrição, obesidade infantil, prevenção de TST e AIDS, prevenção da gravides precoce na adolescência, prevenção do tabagismo e do uso de álcool, bem como a prevenção de violência e outros temas forma discutidos no evento. Segundo Cleide todos esses temas fazem parte das ações que o programa incorpora ao cotidiano das escolas municipais que dele participam.

A Secretaria de Saúde Lucimaria Garcia da Silva ressaltou a importância do programa, que vem de encontro com a proposta da atual gestão em trabalhar de forma integrada as ações das secretarias. “Trabalhar com a prevenção fica mais barato e é o caminho para se viver mais e melhor” disse a Secretária.

Também estiveram presente no evento a Secretária de Educação Jane Gobbi, a Coordenado Regional do PSE, Miriam Natalie e Coordenadora Municipal do PSE Hormezinda Torquato Almeida.