CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Prefeitura de Itiquira realiza Dia “D” de Vacinação contra a poliomielite neste sábado

DSC_4886 (Custom)Hoje (15) é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, doença também conhecida como paralisia infantil.

Em Itiquira as equipes estarão nos postos de Saúde até às 17:00 horas. A campanha vai até o dia 31 de agosto.

Durante a campanha, os pais podem colocar em dia outras vacinas dos filhos. Serão aplicadas doses contra rotavírus, varicela, meningites, tuberculose, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, febre amarela, hepatites. Basta que os pais levem a caderneta da criança para que os profissionais de saúde avaliem as doses atrasadas.

Para facilitar o acompanhamento do calendário de vacinação, o ministério disponibiliza o aplicativo Vacinação em Dia. Ele permite que o usuário verifique o calendário tanto das vacinas para adultos quanto para as crianças e calcula quando a pessoa deve comparecer ao posto para tomar uma nova dose. Na ferramenta, estão disponíveis informações sobre todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e lembretes das campanhas. O aplicativo está disponível para tablets e smartphones com sistemas operacionais iOS e Android.

A paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa e afeta o sistema nervoso provocando paralisia irreversível. Apesar de o Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, o ministério alerta que é importante imunizar as crianças para evitar que a doença volte a ser registrada em território nacional, pois em outros países ainda há casos de infecção.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.