CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Alunos da pré-escola aprendem sobre Ambientes Naturais e Modificados

passeiopre (17)A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação.

A educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. Pensando assim a Professora Vanderly Marcia de Carvalho, da Escola Municipal Anfilófio de Souza Campos, desenvolveu o projeto “Meio ambiente Transformado Pelo Homem”, com o objetivo de observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.

O trabalho que foi realizado com as três turmas do pré II, começou com leitura e histórias sobre o meio ambiente. As professoras  levaram para a classe imagens que ilustram o assunto, logo apos veio a confecção de desenhos. Para demonstrar os cuidados com meio ambiente as crianças fizeram um piquenique nas dependências da Escola.

Dando continuidade ao projeto, as professoras preparam uma aula-passeio pela cidade, mostrando às crianças as mudanças realizadas pelo homem no meio ambiente. Para professora Vanderly, o  objetivo é mostrar às crianças, que estamos com menos ambientes naturais, que as modificações são necessárias para que o homem possa levar uma vida moderna, mas que atitudes devem serem tomadas para que ambos existam ao mesmo tempo.

Segundo ela a avaliação dos alunos sobre o projeto será continua, observando o desempenho, comportamento e participação dos mesmos durante realização das atividades proposta no projeto.

 


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.