CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Avanços na saúde municipal é destaque na conferência em Itiquira

Foto/Alessandro Ferreira

Foto/Alessandro Ferreira

A Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal de Saúde realizou em Itiquira a VI Conferência Municipal de Saúde.

A o solenidade de abertura ocorreu na de terça-feira (07) e contou com a presença do Prefeito Humberto Bortolini,  representantes da Secretaria Estadual de Saúde e conselho Estadual de Saúde.

Prefeito Humberto Bortolini - Foto/ Alessandro Ferre

Prefeito Humberto Bortolini – Foto/ Alessandro Ferreira

O prefeito Humberto Bortolini enfatizou a importância da conferencia, “esse é o momento da população propor as melhorias que poderão ser implantadas na saúde municipal. Para aplicação correta dos recursos públicos o gestor precisa conhecer a demanda da sociedade, por isso a importância da participação de todos”.

Para o prefeito nos últimos anos a Saúde municipal teve grandes avanços, principalmente na infraestrutura e no comprometimento do Servidor, que tem refletido grandemente na vida da população, “por isso parabenizo todos servidores da saúde”, disse o Prefeito.

Humberto ainda fez uma breve apresentação dos investimentos na pasta em sua gestão, como construção de novas unidades de saúde, reformas, ampliações, aquisição de aparelhos e equipamentos, aquisição de veículos, contração de profissionais e especialistas. “Isso é um pouco do que fizemos em prol da nossa população, mas ainda temos muito mais a fazer”, finalizou o prefeito.

A secretária de Saúde, Lucimaria Garcia da Silva, também destacou a importância da participação da população na conferencia, para ela é o momento da sociedade participar da construção do sistema de saúde do município. Lucimaria falou da evolução que a saúde teve desde a V conferencia, onde 34 propostas foram apresentadas, sendo que  76% destas, de competência do Município foram atendidas pela atual Administração, dando importância plena aos anseios da população,  fazendo valer a participação popular nas decisões da gestão. Lucimaria finalizou dizendo  o quanto a saúde vai avançar através dos projetos da Secretaria, e agradeceu a equipe da saúde pela realização da VI Conferencia.

Durante todo o dia na quarta-feira (8), a conferencia seguiu com várias palestras e avaliação do que foi feito nos últimos anos na saúde municipal.

Logo depois houve a formação de grupos com usuários do SUS, trabalhadores e de gestores em saúde, onde fora elaboradas e apresentadas as conselheiros da Saúde para votação.

As propostas aprovadas em Itiquira serão encaminhadas por delegados eleitos no evento  para a conferência estadual, que também será preparatória para a nacional.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.