Programa de Combate ao Tabagismo ajuda fumantes a largar o vício em Itiquira

DSC_0291 (Large)A Prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o programa de combate ao tabagismo. O programa é executado por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Reunidos em grupos os fumantes durante quatro semanas discutem sobre a dependência ao tabaco e recebe orientações sobre o modo de largar o vício. Após isso inicia se tratamento, podem ser usados os adesivos antitabaco, goma, ou medicamentos. Todo o processo é acompanhado por profissionais de saúde.

DSC_0294 (Large)O programa já deu resultado. No ESF (Estratégia Saúde da Família ) Elízio de Souza Brito, o grupo que já está na sétima semana de encontros e 3 pessoas já deixaram o vício. Uma delas é Marcela Morais Dias, de 20 anos. Perguntada se já tinha  tentado para de fumar antes, ela respondeu que sim, mas que não conseguiu, no grupo encontrou apoio, obteve orientações e conseguiu deixar o vicio. Marcela que é cantora, disse que já sentiu o resultado, melhorou a respiração, apetite e principalmente a voz que é um dos seus instrumento de trabalho.

Tanto a enfermeira Agda Alves Ramalho e a Psicóloga Janaina Silveira, disse ter observado  mudanças nestes pacientes. Os profissionais de saúde comentam que a estatística mostra que a maior parte dos usuários que deixam de fumar, conseguem fazê-lo após várias tentativas. “Por isso consideramos uma vitória que 3 membros tenham conseguido parar de fumar”, salienta.

Os interessados em participar da iniciativa devem procurar informações nas unidades básicas de saúde de sua referência.