CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Programa de Combate ao Tabagismo ajuda fumantes a largar o vício em Itiquira

DSC_0291 (Large)A Prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo o programa de combate ao tabagismo. O programa é executado por meio das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF).

Reunidos em grupos os fumantes durante quatro semanas discutem sobre a dependência ao tabaco e recebe orientações sobre o modo de largar o vício. Após isso inicia se tratamento, podem ser usados os adesivos antitabaco, goma, ou medicamentos. Todo o processo é acompanhado por profissionais de saúde.

DSC_0294 (Large)O programa já deu resultado. No ESF (Estratégia Saúde da Família ) Elízio de Souza Brito, o grupo que já está na sétima semana de encontros e 3 pessoas já deixaram o vício. Uma delas é Marcela Morais Dias, de 20 anos. Perguntada se já tinha  tentado para de fumar antes, ela respondeu que sim, mas que não conseguiu, no grupo encontrou apoio, obteve orientações e conseguiu deixar o vicio. Marcela que é cantora, disse que já sentiu o resultado, melhorou a respiração, apetite e principalmente a voz que é um dos seus instrumento de trabalho.

Tanto a enfermeira Agda Alves Ramalho e a Psicóloga Janaina Silveira, disse ter observado  mudanças nestes pacientes. Os profissionais de saúde comentam que a estatística mostra que a maior parte dos usuários que deixam de fumar, conseguem fazê-lo após várias tentativas. “Por isso consideramos uma vitória que 3 membros tenham conseguido parar de fumar”, salienta.

Os interessados em participar da iniciativa devem procurar informações nas unidades básicas de saúde de sua referência.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.