Prefeitura adquire materiais para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo

DSC_2064 (Medium)A prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com Governo Federal,  fez aquisição de vários materiais para o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo – SCFV em Itiquira.

Os materiais foram adquiridos com o recurso do SCFV, como kit de reciclagem, kit alimentação, kit de leitura que vem com a bicicleta para premiação, jogos educativos para socialização fantoche, entre outros.

O serviço de convivência e fortalecimento de vínculo é desenvolvido através do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, onde é realizado trabalho com as famílias beneficiadas no Bolsa Família ou  que enfrentam alguma situação de vulnerabilidade.

De acordo com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS n.º 109/2009) é “o serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social”.

O SCFV organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária.

Possui caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo, prevenindo situações de vulnerabilidade social.

Os usuários podem chegar ao CRAS por demanda espontânea, busca ativa, encaminhamento da rede socioassistencial ou encaminhamento das demais políticas públicas e de órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.

O público alvo do SCFV são crianças até 6 anos, crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, adolescentes de 15 a 17 anos e idosos.

Os projetos desenvolvidos pelo SCFV serão: pilates, jogos, grafite, alimentação e cinema. Vale ressaltar que as inscrições estão abertas, no período de 13 a 17 de abril do corrente ano, no CRAS, e as turmas serão formadas conforme a demanda.