Relatos primeiro dia de aula pelas unidades escolares municipais

“EMEB SÃO JOÃO BATISTA”

OCORREU DENTRO DO PREVISTO, COM A PRESENÇA DE 95% DOS ALUNOS JÁ MATRICULADOS, E COMO É DE COSTUME NA NOSSA ESCOLA, COMPARECERAM VÁRIOS PAIS ACOMPANHANDO SEUS FILHOS NO INICIO DAS AULAS. ALEM DOS ALUNOS JÁ MATRICULADOS, TAMBÉM HOUVE VARIAS MATRÍCULAS NOVAS, O QUE TAMBÉM JÁ E ESPERAR POR SER UMA ESCOLA DO CAMPO.

“EMEB JOSÉ RODRIGUES DA SILVA”

OS alunos seguiram normalmente para as suas devidas salas de aulas, com o auxilia dos inspetores de alunos, onde foram apresentados a seus professores e colegas de sala. Cada professor fez suas apresentações através de brincadeiras e dinâmicas com seus alunos em sala e no pátio da escola, para que os alunos se familiarizassem com os colegas e com o espaço físico da escola. Na hora do recreio eles lancharam e brincaram no pátio, de brincadeiras como pular corda, pingue pongue, entre outras, com o devido acompanhamento dos inspetores de alunos e demais funcionários.

“EMEB ANFILÓFIO DE SOUZA CAMPOS”

No período matutino, iniciamos as 07h00min horas com a chegada dos alunos, todos estavam preparados para recebê-los com muito carinho e dedicação, uma chegada acolhedora. No primeiro momento os alunos foram para sala de aula e depois seguiu para praça cívica, a diretora fez os cumprimentos e falou das normas e regras da escola, teve o momento de oração e em seguida cantamos o hino nacional. Logo após os alunos voltaram para sala com os professores, dando inicio as apresentações. Trabalharam dinâmicas e começaram as explicações sobre o projeto, alguns trabalharam sobre: o que os alunos esperam da escola.

No período vespertino, iniciamos as atividades com a recepção feita aos pais e alunos, alguns que não conheciam as dependências da escola mostramos as mesmas. Alguns pais estavam mais ansiosos que os alunos, pois estes são alunos “novos” na educação infantil, percebi que os mesmos estavam agoniados, pois seus filhos estavam “desprendendo” alguns laços que ainda tem, como por exemplo, os alunos que nunca frequentaram a creche estão sempre em casa, nunca saem de perto das mães, entre outros. Passada essa fase de tranquilizar os pais percebi que se sentiram mais confiantes e foram embora antes mesmo do esperado.  Os professores acolheram os alunos através de aulas diferenciadas, dinâmicas, e muita roda de conversa, falando sobre a conservação do patrimônio público e o que esperam da escola para esse ano letivo.  Os alunos adoraram esse início de aula em nossa escola e que estão se sentindo acolhidos e amados em nossa instituição de ensino. Pois para o início de nossas atividades buscamos fazer o melhor possível para que os alunos, pais ou responsáveis fiquem despreocupados enquanto seus filhos estão sobre nossos cuidados.

No período noturno os discentes da Educação de Jovens e Adultos foram acolhidos pelos Educadores, onde foi propiciado um momento harmonioso, com a apresentação Educador/Educando, leitura de uma mensagem de boas-vindas e duas dinâmicas, sendo a do espelho e a do presente, ambas com o objetivo de apresentar como cada pessoa é especial. E a aula foi finalizada com o relato de cada aluno sobre a valorização de si e o que almeja alcançar.

“EMEB FRANCISCO ANDREA MARCHETT”

RECEBEMOS NOSSOS ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS EM UMA CONCENTRAÇÃO NO PÁTIO DA ESCOLA ONDE A DIRETORA FEZ UMA MENSAGEM DE ACOLHIDA PARA TODOS OS PRESENTES LOGO INICIAMOS A APRESENTAÇÃO DE TODOS OS FUNCIONÁRIOS DESTA UNIDADE, APÓS A APRESENTAÇÃO CHAMAMOS OS PROFESSORES PARA RECEBER SEUS ALUNOS, FOI REALIZADA  PELA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA  A ENTREGA  DE UM KIT  DE MATERIAL ESCOLAR PARA CADA PROFESSOR,  OS MESMOS  SEGUIRAM PARA SUAS DEVIDAS SALAS DE AULA COM SUAS TURMAS ONDE DESENVOLVERAM ATIVIDADE DIFERENCIADAS, DINÂMICAS DE GRUPO , INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO E TAMBEM CONSCIENTIZAÇÃO QUANTO A CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, OS ALUNOS DE PRÉI AO 5°ANO RECEBERAM UMA LEMBRANCINHA DE BOAS VINDAS.

“EMEB JORGE EDUARDO RAPOSO DE MEDEIROS”

Iniciou-se o primeiro dia de aula com o acolhimento dos pais e alunos. Na entrada, diversos funcionários receberam pais e alunos, desejando um bom retorno a todos. A direção solicitou a todos que se reunissem no pátio da escola, onde houve a execução do hino nacional, a apresentação de todo o grupo de funcionários da escola bem como a colocação, por parte da diretora, de pontos fundamentais para o bom andamento dos trabalhos durante o ano letivo. Logo após uma oração agradecendo a Deus por mais essa oportunidade de crescimento, todos foram convidados a ir para suas salas.

Nesse momento, os professores ficaram responsáveis por desenvolver brincadeiras e dinâmicas diversificadas em sala de aula.

Atividades realizadas pelos alunos do 1º Ano “A” Ensino Fundamental.

Professora Neuraci.

Atividades realizadas pelos alunos do 3º Ano “A” Ensino Fundamental.

Professora Josefa.

Atividades realizadas pelos alunos do 4º Ano “A” Ensino Fundamental.

Professor Marco Célio.

Atividades realizadas pelos alunos do 5º Ano “A” Ensino Fundamental. Prof. Marco Célio.