Parceria entre Prefeitura e CONAB beneficia pequenos produtores de Itiquira

DSC_0031 (Small)Parceria entre a prefeitura de Itiquira e a CONAB,  esta beneficiando vários pequenos agricultores do município através das compra Direta de produtos da Agricultura Familiar. A parceria objetiva ordenar a produção dos pequenos agricultores e garantir sua comercialização a preços justos sem a interferência de atravessador e, assim, fornecer às entidades selecionadas no município produtos da agricultura local.

A Compra Direta permite a aquisição de produtos, a preços de referência definidos pelo Grupo Gestor do Programa, até o limite anual de R$ 8.000,00 (oito mil reais) por unidade familiar. Para participar, os agricultores familiares devem possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP e estar organizados, preferencialmente, em grupos formais (cooperativas e associações) ou informais, mas também podem participar individualmente.

Para execução dessa Modalidade, os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS e do Desenvolvimento Agrário – MDA repassam, por meio de Termos de Cooperação, recursos financeiros para a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, responsável pela operacionalização.

Através desta parceria estão sendo beneficiadas, escolas, creches, lar dos idosos, secretaria de assistência social e entidades como APAE. Os alimentos são variados, alface, rúcula, abacaxi, mandioca, abóbora, laranja, enfim, produtos hortifrutigranjeiros e também produtos da agroindústria caseira.