II Seminário Municipal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Itiquira

DSC_0919 (Medium)Aconteceu no dia 05 de dezembro no Salão Paroquial, o Seminário Final do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Educação. Contou a presença do Prefeito, Secretária de Educação, representantes do CEFAPRO de Rondonópolis, Coordenadora do Pacto no município, Diretores, Coordenadores e Professores da Rede Municipal (Itiquira / Ouro Branco do Sul) da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação,  tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.

Neste ano foi apresentada uma dinâmica para aproximar as áreas da Linguagem e Matemática de forma sincrônica, na perspectiva do Letramento e Numeramento com desafios e possibilidades visando o aprimoramento dos professores alfabetizadores no potencializar do fazer pedagógico.

O foco do Seminário foi a Interação entre os professores e o compartilhamento da realidade entre a teoria e a prática em sala de aula, resultando nas apresentações de 21 projetos desenvolvidos por eles com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação pensando na valorização do trabalho dos profissionais que tanto se empenharam na realização dos projetos, estipulou premiação aos projetos destacados, aos professores e suas respectivas escolas.

Sendo assim os destaques foram:

Professora Carla de Mello que desenvolveu o projeto “O mundo da Poesia” com os alunos do 2º ano da EMEB Francisco Andrea Marchett. A professora Márcia de Oliveira Ferreira com o projeto “A galinha Ruiva – fazendo matemática” com os alunos do 1º ano da EMEB Anfilófio de Souza Campos. A professora Israela Pereira da Costa com o projeto “Chá das Dez” com os alunos do 1º ano da EMEB Francisco Andrea Marchett.

A Secretária de Educação, Jane Gobbi, coloca que a premiação deve servir como estímulo à participação, mas todos os projetos foram de grande valia para a aprendizagem dos alunos, os professores desenvolveram excelentes projetos.

FOTOS DO EVENTO AQUI