CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

II Seminário Municipal Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de Itiquira

DSC_0919 (Medium)Aconteceu no dia 05 de dezembro no Salão Paroquial, o Seminário Final do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Itiquira por meio da Secretaria Municipal de Educação. Contou a presença do Prefeito, Secretária de Educação, representantes do CEFAPRO de Rondonópolis, Coordenadora do Pacto no município, Diretores, Coordenadores e Professores da Rede Municipal (Itiquira / Ouro Branco do Sul) da Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

O programa é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação,  tem como finalidade garantir a alfabetização plena de crianças com até 8 anos de idade em todo o Brasil. Trata-se de um compromisso formal entre instituições de educação superior, secretarias e conselhos estaduais e municipais de educação, cujo eixo principal é a formação continuada de professores alfabetizadores.

Neste ano foi apresentada uma dinâmica para aproximar as áreas da Linguagem e Matemática de forma sincrônica, na perspectiva do Letramento e Numeramento com desafios e possibilidades visando o aprimoramento dos professores alfabetizadores no potencializar do fazer pedagógico.

O foco do Seminário foi a Interação entre os professores e o compartilhamento da realidade entre a teoria e a prática em sala de aula, resultando nas apresentações de 21 projetos desenvolvidos por eles com os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental.

A Secretaria Municipal de Educação pensando na valorização do trabalho dos profissionais que tanto se empenharam na realização dos projetos, estipulou premiação aos projetos destacados, aos professores e suas respectivas escolas.

Sendo assim os destaques foram:

Professora Carla de Mello que desenvolveu o projeto “O mundo da Poesia” com os alunos do 2º ano da EMEB Francisco Andrea Marchett. A professora Márcia de Oliveira Ferreira com o projeto “A galinha Ruiva – fazendo matemática” com os alunos do 1º ano da EMEB Anfilófio de Souza Campos. A professora Israela Pereira da Costa com o projeto “Chá das Dez” com os alunos do 1º ano da EMEB Francisco Andrea Marchett.

A Secretária de Educação, Jane Gobbi, coloca que a premiação deve servir como estímulo à participação, mas todos os projetos foram de grande valia para a aprendizagem dos alunos, os professores desenvolveram excelentes projetos.

FOTOS DO EVENTO AQUI


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.