Prefeitura inicia campanha de vacinação contra Poliomielite e Sarampo

vacinaçao (1)

Alessandro Ferreira

Começou hoje sábado (8) a campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo. Em Itiquira, a Secretaria Municipal de Saúde fará a vacinação nas Unidades de Saúde de referencia das famílias. A campanha acontecerá até o dia 28 de novembro.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica Thabata Melissa Pereira da Silva, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é aplicar as vacinas em 95% das crianças. “Nesses 20 dias de campanha, buscaremos vacinar o máximo de crianças. Por isso, é importante que os pais levem seus filhos a qualquer unidade de saúde para que recebam a vacina”, disse.

A vacinação contra a poliomielite – responsável pela paralisia infantil – terá como público-alvo  crianças de seis meses até menores de cinco anos. A expectativa é vacinar cerca de 823 crianças em todo Município. A vacina oferecida será a oral poliomielite (VOP) – vacina em gotas. É segura e são raras as reações associadas ao seu uso nas duas primeiras doses do esquema básico.

Já a vacina tríplice viral, destinada à vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, será aplicada em crianças de um ano a menores de cinco anos. A estimativa é promover a vacinação de mais de 50 mil crianças.  A vacina é injetável.

Segundo Thabata, como hoje, no dia 22 também no sábado será realizado do dia D, com atendimentos em todas as Unidades de Saúde, onde com a colaboração de funcionários o ambiente é preparado de forma a atrair as crianças, tendo pula pula, distribuição de balas e algodão doce.

Território livre
O Brasil é considerado território livre das duas doenças. Em 2014, o país completa 25 anos sem registrar casos de poliomielite, e a última contaminação de sarampo registrada dentro do país foi em 2000. Ainda assim o ministro da Saúde, Arthur Chioro, alerta que a chance de reintrodução das doenças é grande caso haja displicência na vacinação.

“Todas as crianças, mesmo as que estão com a carteira de vacinação em dia, devem ser imunizadas. É um reforço”, disse Chioro nesta sexta (7). Entre 2013 e 2014, o Brasil registrou 755 casos importados de sarampo, ou seja, de pacientes que foram infectados em viagens ao exterior.

O Ministério da Saúde pretende vacinar em todo o país 12,7 milhões de crianças contra paralisia infantil. De acordo com a pasta, serão distribuídas 17,8 milhões de doses da vacina em gotas para todas as unidades da federação.