Nutricionista acompanha Merenda escolar da Rede Municipal de Ensino e aplica teste de aceitabilidade

merenda_escolar1

Foto/ Alessandro Ferreira

Os estudantes da  Rede Municipal de Ensino de Itiquira estão sendo submetidos a teste de aceitabilidade das refeições oferecidas na alimentação escolar, o teste começou em 2013 após a contratação de uma Nutricionista pela prefeitura que acompanha a alimentação servida nas escolas municipais.

A avaliação, que está sendo aplicada  segue a orientação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A nutricionista aplica o teste de aceitabilidade da merenda escolar para avaliar a aceitação dos alunos quanto aos produtos que são introduzidos no cardápio das escolas . Aplicação do teste acorre conforme a introdução de alimentos no dia a dia escolares.

Todo o processo de alimentação nas escolas é supervisionado pela Nutricionista, que coordena e controla o recebimento dos produtos,  armazenamento, pré-preparo, preparo, distribuição das refeições,  higienização e controle de qualidade.

merenda_escolar

Nutricionista Taliana acompanha a refeição dos alunos da Escola EMASC – Foto/Alessandro Ferreira

De acordo com a nutricionista Taliana Aparecida Mota da Silva, a merenda servida nas escolas sofreu grande modificação, atendendo os parâmetros nutricionais necessários para o bom crescimento e desenvolvimento dos alunos, atendendo  de forma ampla suas necessidades nutricionais durante o período que se encontram no  ambiente escolar.

Ela destaca que os produtos alimentícios da agricultura familiar consumidos hoje nas escolas,  colaborou muito para o enriquecimento da merenda servida, possibilitando  o acesso a grande variedade de alimentos  importantes,  como frutas, verduras, leite e derivados, dentre outros,  os quais são produzidos sem uso de agrotóxicos se tornando mais saudáveis para o consumo.