Itiquira sai na frente e implanta teste do coraçãozinho e olhinho na rede municipal de saúde

“Além dos testes do Pezinho e  Orelhinha , a Prefeitura de Itiquira  implantou o hoje o  teste do Coraçãozinho e Olhinho na rede municipal de Saúde”.

teste-coraçãozinho (17)

Teste do Olhinho – Foto/Alessandro Ferreira

O Teste do Coraçãozinho e Olhinho começou hoje em Itiquira com atendimento aos recém-nascidos, pelo Pediatra que atende o Município, Antônio Carlos Lisboa, auxiliado por profissionais da Saúde.

Inicialmente o teste do Coraçãozinho e Olhinho será feito mensalmente no sábado, em consulta de Puericultura, que é o acompanhamento integral do processo de desenvolvimento da criança, de fundamental importância, uma vez que é por meio dela que o pediatra tem condições de detectar precocemente os mais diferentes distúrbios das áreas do crescimento estatural, da nutrição e do desenvolvimento neuropsicomotor.

teste-coraçãozinho (9)

Foto/Alessandro Ferreira

Como parte da  puericultura, Lisboa sanou dúvidas e orientou as mães sobre prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental.

Segundo Lisboa Descobrir antecipadamente os distúrbios é fundamental para que o tratamento adequado seja aplicado. Quanto mais cedo se iniciar o tratamento, menor é a possibilidade de sequelas e melhor será o prognóstico do quadro clínico.

Lisboa fez  questão de frisar que  se não é o único, Itiquira é dos poucos municípios de Mato Grosso a contar hoje com os quatro testes pelo SUS; orelhinha, pesinho, coraçãozinho e olhinho, por isso é fundamental  o aproveitamento da puericultura por parte das mães.

teste-coraçãozinho (1)

Teste do Coraçãozinho – Foto/Alessandro Ferreira

Para O Teste do Coraçãozinho, que detecta precocemente cardiopatias complexas, entre elas a coarctação da aorta, uma das mais comuns, é também chamado de oximetria ou saturometria, é feito através do oxímetro, que mede a quantidade de oxigênio dos vasos sanguíneos.O Teste do Coraçãozinho é indolor e não invasivo,  realizado na mão direita e pé direito ou esquerdo do recém-nascido.

O teste do olhinho é  um exame simples, rápido e indolor, que consiste na identificação de um reflexo vermelho, que aparece quando um feixe de luz ilumina o olho do bebê. O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Para que este reflexo possa ser visto, é necessário que o eixo óptico esteja livre, isto é, sem nenhum obstáculo à entrada e à saída de luz pela pupila. Isso significa que a criança não tem nenhum obstáculo ao desenvolvimento da sua visão.

Para a secretária Lucimaria Garcia da Silva o Teste do Coraçãozinho e Olhinho é mais um benefício implantado pela Prefeitura aos recém-nascidos, que já contam com outros testes com o objetivo de detectar doenças precocemente. Segundo Lucimaria em breve será implantado o teste da Linguinha, o qual o Fonoaudiólogo já passa por treinamento para fazer tal atendimento.