Itiquira sedia o 1º encontro de Gestores e Profissionais da Assistência Social

primeiro_encontro_Gest_Ass_Social (21)Itiquira sediou hoje (19) o 1º Encontro de Gestores e Profissionais da Assistência Social Polo de Rondonópolis. O polo abrange 12 cidades da Região Sul do Estado de Mato Grosso, sendo elas; Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

O evento foi realizado no prédio da Câmara Municipal, e contou com a presença de várias autoridades, como o Prefeito Humberto Bortolini, Presidente da Câmara Ademir dal Berti, Secretária de Assistência Social, Suzana Francisca da Silva, Presidente do COEGEMAS – MT, Keli Paniago Colle, Secretária Adjunta da SETAS-MT, Myrian Zanette e do Presidente do Conselho da Criança e do Adolescente do Estado, Mauro César Souza.

Além das autoridades o público presente foi formado por representantes das Secretarias de Assistência Social, CRAS e Conselheiros Tutelares de 6 Municípios presentes.

Nas palestras realizadas no evento foram abordados temas que fizeram a avaliação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a gestão compartilhada, a articulação federativa e as responsabilidades dos municípios na oferta dos serviços sócios assistenciais à população, para uma participação efetiva do profissional da assistência social e propor melhorias qualitativas no trabalho com as famílias .

Como os Conselhos Tutelares é ligado às Secretarias Municipais de Assistência Social, Mauro César Souza falou sobre a atuação dos mesmos, suas demandas e dificuldades. Frisou sobre  uma parceria ímpar entre Conselho Tutelar e  Secretaria de Assistência Social para enfrentamento de questões complexas, dividindo  saberes e o compartilhamento de demandas para que se  alcance os objetivos comuns e façam valer os  direitos da criança e do adolescente.