Alunos de Itiquira participarão da etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

Francisco A.M. _OlimpiadaEm Itiquira a comissão julgadora da Olímpiada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” realizou a análise e seleção dos textos que representarão o município na fase estadual da competição, que é organizada pelo Ministério da Educação, Fundação Itaú Social e Cenpec.

Os textos foram produzidos por alunos da rede municipal e estadual, sob a orientação dos professores, que participaram de diversas oficinas para trabalharem a sistemática da olimpíada em sala de aula, tal como os diversos gêneros da escrita e o tema a ser desenvolvido.

A comissão avaliadora foi composta pelo Secretário Municipal de Cultura, Manoel Dourado Marques, as professores formadas em licenciatura na área de  língua portuguesa, Rosangela de Carvalho Frederico e Heliany Aparecida Costa de Souza.

Dentre os textos avaliados, três foram indicados para a próxima etapa: um poema “o lugar onde vivo”, do aluno João Pedro da Costa Sancho Coutinho, da Escola Estadual Bonifácio Sachet, e uma Memórias Literárias do aluno William Zupe da Silva, da Escola Municipal São João Batista (Zona Rural), que escreveu “o lugar onde moro”. Ambos os textos foram selecionados para fase Estadual.

Outro estudante da rede municipal conquistou vaga na etapa estadual. Com a crônica “Jogo de futebol”, o aluno da Escola Francisco Andrea Marchett, Vitor Manuel Cezar Lopes, atingiu a proposta da Olímpiada, segundo os avaliadores.

Todo material inscrito pelo município na Olimpíada de Língua Portuguesa, que está em sua 4ª edição, foi avaliado conforme os critérios estabelecidos pelos realizadores. Além de poema, memórias literárias e crônica, havia as categorias artigo de opinião. Essa última não teve textos selecionado para a próxima etapa.

Entre os itens avaliados estava o tema “O lugar onde vivo”, a adequação ao gênero, marcas de autoria e convenções da escrita. Com isso, a comissão levou em consideração se o texto se reportava de forma singular à vida local dos alunos, se houve adequação discursiva e linguística, além do olhar peculiar do autor. Cada critério representava uma pontuação, que somada, apontou os selecionados.

É válido destacar que a comissão não teve acesso a algumas informações, como nome do autor, série e unidade onde estuda, de modo a ter total isenção no processo de escolha. Tais informações só foram apresentadas quando a Secretaria da Educação realizou o registro dos resultados no site oficial da Olimpíada e imprimiu a ata.

Os três textos agora serão avaliados por outra comissão, assim como outros da mesma categoria em todo o estado de Mato Grosso. O prazo para a equipe estadual emitir o resultado é o dia 06 de outubro de 2014. Os detalhes podem ser acompanhados pelo portal da Olimpíada www.escrevendoofuturo.org.br.

A iniciativa tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.

A Secretária de Educação Jane Gobbi, parabeniza não somente os alunos, mas também atribui o mérito da conquista aos professores e às famílias, que direcionam um olhar atento aos estudantes. O prefeito Humberto Bortolini, por meio da Secretaria de Educação, também parabeniza os alunos vencedores e deseja boa sorte na etapa Estadual.

Informações Detalhadas do Indicados:

Poema
Título:O lugar onde vivo