Equipamentos modernos são adquiridos para laboratório do hospital municipal

saude (3)Para melhor atender a população e a demanda em resultados de exames, que há anos geravam filas de agendamentos, a prefeitura de Itiquira por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu equipamentos modernos para o laboratório do Hospital Municipal  Hosnir Bortolini em Itiquira.

Os aparelhos adquiridos inclui um Sysmex XS-800i analisador hematológico, que utiliza a tecnologia de  foco hidrodinâmico e impedância  para  contagens  de  Plaquetas,  Hemácias e  Hematócrito  e citometria  de  fluxo  fluorescente  para  contagem  total  e  diferencial  de leucócitos, com capacidade para processar 60 amostras por hora, um COBAS C 111 que é um sistema analítico compacto para testes essenciais fornecendo resultados de testes para o laboratório em até 10 minutos  e um  Microscópio E200 de alta tecnologia.

saude (4)

Marcos, Lucimaria e Jonas

E foi com satisfação que nesta manhã de terça-feira, os Bioquímicos Marcos  Rogério Policarpo Bezerra e Jonas Both falaram à secretaria de Saúde Lucimaria Garcia sobre as novas aquisições. Para o bioquímico Marcos agora é possível realizar um exame em poucos minutos e com precisão, sendo que anteriormente não era possível atender a demanda com agilidade, devidos os aparelhos não darem suporte.

Já o Bioquímico Jonas falou sobre a precisão dos exames realizados nestes novos aparelhos, citou com exemplo de um paciente com exames realizados aqui e mostrado a médicos como do hospital de câncer em Barretos (SP), por exemplo, “não há o que se discutir pela precisão nos resultados destes exames que os aparelhos dão”, indagou Rogério.

saude (2)A secretária de Saúde Lucimaria Garcia da Silva, garantiu que agora com a agilidade nos exames através dos novos aparelhos, a partir do próximo mês (agosto) serão feitas coletas diariamente na comunidade de Ouro Branco do Sul e trazidas para exames nos Laboratório do Hospital Municipal Hosnir Bortolini.

Para o prefeito Humberto Bortolini, essas novas aquisições se fazia necessário devido a longa espera enfrentada pela população em agendamento de exames, “nosso objetivo é prestar um serviço de qualidade  para toda população” concluiu o prefeito.

saude (1)Todos os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios, e só na aquisição deste três equipamentos foram investidos  mais de 120 mil reais.