Teste da orelhinha é implantado na rede municipal de saúde em Itiquira

testeorelhinha (2)A Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já oferece o teste gratuito da orelhinha na rede municipal de saúde.

O teste da orelhinha é obrigatório e gratuito em todo território Nacional, desde 2 de agosto de 2010 pela Lei 12.303/10. A cidade de São Paulo foi pioneira, ao instituir o exame pela Lei Municipal 3.028, de 2000, porém poucos municípios realizam o procedimento no país. O exame é indolor, não machuca e não tem contraindicações.

testeorelhinha (4)A técnica utilizada é a de emissões Otoacústicas Evocadas Transientes. Um fone acoplado a um computador é colocado na orelha do bebê, emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas das células auditivas. Com duração de 10 a 15 minutos, pode ser realizado com o bebê dormindo naturalmente ou acordado.

Se houver suspeita de deficiência auditiva, a criança será encaminhada para avaliação otorrinolaringológica e audiológica completa.

testeorelhinha (3)Há os chamados bebês de risco para a surdez: aqueles com histórico de surdez na família; os prematuros; os que passaram por intervenção em UTI por mais de 48 horas; os que têm infecção congênita (rubéola, sífilis, toxoplasmose, citomegalovírus ou herpes) ou anormalidades craniofaciais (má formação da orelha, fissura lábio palatina); e os que fizeram uso de antibióticos ototóxicos e diuréticos no berçário.

Segundo o fonoaudiólogo clínico Álvaro Monteiro é extremamente importante a realização do Teste da Orelhinha para todos os bebês logo no primeiro mês de vida devido a alta incidência de perda auditiva em recém-nascidos, a cada 1.000 bebês, em média 5 a 6 apresentam surdez ao nascer. É uma incidência muito alta se comparada com outras doenças que têm testagem obrigatória ao nascimento.

testeorelhinha (1)O fonoaudiólogo afirma que a audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento completo da criança. É através da audição que se inicia o desenvolvimento da linguagem. Qualquer perda na capacidade auditiva, mesmo que pequena, impede a criança de receber adequadamente as informações sonoras que são essenciais para o desenvolvimento da fala e linguagem.

Os pais devem ficar atentos com a audição dos seus filhos. Assegure-se com o pediatra ou enfermeiro de que seu bebê fez o teste.

O teste da Orelhinha é feito por agendamento, na Sede do Município no centro de reabilitação e em Ouro Branco do Sul na subprefeitura.