Prefeitura de Itiquira em parceria com a Cemat entrega geladeiras à famílias carentes

DSC01186 (Large)Em  parceria firmada com a Rede Cemat, a prefeitura de Itiquira através da Secretaria de Ação Social está fazendo a entrega de geladeiras para famílias carentes do município.

O Programa Luz em Conta da CEMAT – Rede Energia, firmou parceria com a Secretaria de Assistência Social a fim de beneficiar famílias de baixa renda do município. Este é um programa de redução de consumo de energia que visa diminuir o consumo de energia provocado pelo mau estado de aparelhos eletrodomésticos, dentre os quais a geladeira aparece como a maior responsável pelo alto consumo.

Segundo a secretária de Assistência Social Suzana Francisca, foram entregues várias geladeiras ainda em 2013, (Prefeitura e Cemat doam geladeiras para famílias de Itiquira) e agora em 2014 mais 39 famílias foram beneficiadas através desta parceria, ela lembra que todas as famílias que receberam as geladeiras são beneficiarias dos programas sociais. Todas foram visitadas pelas assistentes sociais do CRAS.

A Rede Cemat estabelece que para as famílias estarem aptas a participarem do projeto é necessário ter o consumo de energia entre 80 e 220 kWh por mês, possuírem ligação monofásica, estarem em adimplência com a concessionária e situação regular de fornecimento de energia.

A troca de uma geladeira velha por uma nova pode representar a redução de até 50% no consumo mensal de energia elétrica. Cada família beneficiada pelo projeto recebe uma geladeira nova com capacidade de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20 w.

Pelos cálculos da Cemat, o projeto deve gerar uma economia de 2,8 mil Mwh por ano e a redução de 887 kW na demanda de ponta. Ao ganhar as geladeiras, todos os consumidores recebem orientações de economia e segurança, bem como dicas para o uso correto do refrigerador e o Certificado de Garantia.

A empresa deixa a geladeira nova devidamente instalada, e leva para a reciclagem a geladeira velha, encaminhando-a para local apropriado combatendo a poluição