Itiquira ganhará 7 academias ao ar livre

Imagem Ilustrativa

A prefeitura Municipal de Itiquira, juntamente com a Secretária de Saúde, Lucimara Garcia da Silva e a Coordenadora da Atenção Básica, Thabatha Melissa Pereira da Silva, elaborou projeto para aquisição e implantação de Academias ao ar livre no município.

O projeto que tem o nome “ VIVA MAIS E MELHOR” visa atender  idosos e portadores de deficiência,  bem como toda a população de Itiquira. Serão instaladas 7 academias ao ar livre, sendo duas na comunidade de Ouro Branco do Sul e 5 na sede do município. Duas dessas academias serão exclusivamente para atendimento de pessoas com necessidades especiais, sendo uma para Ouro Branco e outra para a Sede do Município.

O projeto destaca que os principais fatores de riscos para as principais causas da Morbimortalidade observada em Itiquira estão às doenças do Sistema Circulatório, 33.3%, sendo uma das principais causas ocorridas em função da inatividade física.

Diante disso o Município de Itiquira está empenhado em melhorar a qualidade de vida de sua população, uma dessas ações é a implantação destas academias ao ar livre, em locais já definidos pela prefeitura municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, que objetiva incentivar a prática de atividade física, inclusão social, melhora da autoestima dos participantes e da saúde em geral.

O projeto enfatiza que aumento da pratica regular da atividade física pode auxiliar na redução morbimortalidade, colaborando com a redução das complicações das doenças crônicas degenerativas, que atingem principalmente os idosos, podendo ainda diminuir custos com recuperação da saúde, aumentando benefícios sociais e a longevidade da vida.

A Academia ao Ar Livre visa a melhoraria da condição física ,qualidade de vida e a saúde das pessoas. Os equipamentos das Academias ao Ar Livre não têm peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade , peso e sexo. São indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa , funcionando como uma academia de ginástica ao ar Livre.