Cerca de 1300 crianças assistem espetáculo de circo em Ouro Branco do Sul

CIRCO (6)Prefeitura Municipal de Itiquira proporcionou espetáculo de circo a mais de 1300 crianças e adolescentes que puderam prestigiar o Circo na comunidade de Ouro Branco do Sul, no dia 24 de março, no período matutino e vespertino, participaram alunos das Escolas Municipais Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, Escola Municipal Francisco Andrea Marchett, Creche Zelavir José Wans e Escola Estadual Bonifácio Sachett.

O circo existe no Brasil desde o final do século 19 e foi trazido para cá por famílias de artistas que vieram da Europa. Quando chegou em terras brasileiras, sofreu algumas mudanças. Por exemplo, o palhaço brasileiro costuma falar muito, ao contrário do europeu, que se comunica com a plateia através de mímica.

Mas, você sabe como surgiu esse espetáculo? Chineses, gregos, egípcios e indianos, praticamente todas as civilizações antigas já praticavam a arte do circo há milhares de anos! Desenhos encontrados na China, com mais de 5 mil anos, mostravam figuras de acrobatas equilibrando pratos em bastões.

Quando o circo surgiu a grande atração era a acrobacia. Ela era usada no treinamento de soldados chineses para que eles tivessem agilidade na hora de enfrentar os inimigos. Na Grécia antiga já havia competições de ginástica acrobática.

Mas o circo como conhecemos hoje – com palhaços, bailarinas e mágicos – começou a surgir durante o Império Romano. A primeira grande arena da história foi o Circo Máximo, construído em Roma, no século 6 a.C., com capacidade para mais de 250 mil pessoas!

Suas principais atrações eram: as corridas de carruagem, os engolidores de fogo, apresentações com animais selvagens, como leões e elefantes, além das lutas entre gladiadores. Nessa época também era comum encontrar famílias de artistas de circo fazendo acrobacias ao ar livre, em praças públicas.

O inglês Philip Astley é considerado o pai do circo moderno. Ele foi um dos primeiros a cobrar ingresso do público e apresentar o circo como um grande show de variedades. Em 1770, ele construiu um anfiteatro em Londres onde fazia apresentações com cavalos, palhaços e ginastas, para atrair mais público. Assim o espetáculo se tornou popular na Europa e no mundo.

O objetivo da Prefeitura Municipal  é proporcionar às crianças este momento de acesso a este espetáculo cultural, o circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores, por isso a Prefeitura Municipal proporciona o acesso gratuito aos alunos da rede municipal e estadual, para assim valorizar as apresentações e principalmente despertar nos alunos que Educação também é cultura, é diversão e oportunidade.

No dia 27 de março comemora-se o Dia do Circo. Sendo que este dia é uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.

Por Secretaria Municipal de Educação