CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Cerca de 1300 crianças assistem espetáculo de circo em Ouro Branco do Sul

CIRCO (6)Prefeitura Municipal de Itiquira proporcionou espetáculo de circo a mais de 1300 crianças e adolescentes que puderam prestigiar o Circo na comunidade de Ouro Branco do Sul, no dia 24 de março, no período matutino e vespertino, participaram alunos das Escolas Municipais Jorge Eduardo Raposo de Medeiros, Escola Municipal Francisco Andrea Marchett, Creche Zelavir José Wans e Escola Estadual Bonifácio Sachett.

O circo existe no Brasil desde o final do século 19 e foi trazido para cá por famílias de artistas que vieram da Europa. Quando chegou em terras brasileiras, sofreu algumas mudanças. Por exemplo, o palhaço brasileiro costuma falar muito, ao contrário do europeu, que se comunica com a plateia através de mímica.

Mas, você sabe como surgiu esse espetáculo? Chineses, gregos, egípcios e indianos, praticamente todas as civilizações antigas já praticavam a arte do circo há milhares de anos! Desenhos encontrados na China, com mais de 5 mil anos, mostravam figuras de acrobatas equilibrando pratos em bastões.

Quando o circo surgiu a grande atração era a acrobacia. Ela era usada no treinamento de soldados chineses para que eles tivessem agilidade na hora de enfrentar os inimigos. Na Grécia antiga já havia competições de ginástica acrobática.

Mas o circo como conhecemos hoje – com palhaços, bailarinas e mágicos – começou a surgir durante o Império Romano. A primeira grande arena da história foi o Circo Máximo, construído em Roma, no século 6 a.C., com capacidade para mais de 250 mil pessoas!

Suas principais atrações eram: as corridas de carruagem, os engolidores de fogo, apresentações com animais selvagens, como leões e elefantes, além das lutas entre gladiadores. Nessa época também era comum encontrar famílias de artistas de circo fazendo acrobacias ao ar livre, em praças públicas.

O inglês Philip Astley é considerado o pai do circo moderno. Ele foi um dos primeiros a cobrar ingresso do público e apresentar o circo como um grande show de variedades. Em 1770, ele construiu um anfiteatro em Londres onde fazia apresentações com cavalos, palhaços e ginastas, para atrair mais público. Assim o espetáculo se tornou popular na Europa e no mundo.

O objetivo da Prefeitura Municipal  é proporcionar às crianças este momento de acesso a este espetáculo cultural, o circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores, por isso a Prefeitura Municipal proporciona o acesso gratuito aos alunos da rede municipal e estadual, para assim valorizar as apresentações e principalmente despertar nos alunos que Educação também é cultura, é diversão e oportunidade.

No dia 27 de março comemora-se o Dia do Circo. Sendo que este dia é uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.

 

Por Secretaria Municipal de Educação

Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.