CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Saúde – Sinusite

A sinusite é uma doença caracterizada por um processo inflamatório e infeccioso da mucosa que reveste os seios ou cavidade ósseas da face, que são localizadas ao lado das fossas nasais. Ocorre com maior frequência no inverno, como consequência das mudanças climáticas, poluição e complicações de gripes e resfriados.


 

face

Figura 1. Localização dos seios ou cavidades ósseas da face

Causas da Sinusite: ® gripe, desvio do septo nasal e más condições climáticas Alergia, Rinite, Hipertrofia da adenoide, Irritantes locais, Natação, Infecção

Quadro Clínico: Congestão nasal, Secreção retronasal acumulada nos ossos da face, tosse, mau hálito, dificuldade na fala, dispneia (falta de ar), cefaleia (dor de cabeça), Alteração ou ausência de olfato, Sensação de peso na face e quando a sinusite atinge os seios maxilares podem surgir dores a nível dos maxilares, dentes, etc.  

Diagnóstico: Radiográfico

Tratamento fisioterapéutico: A fisioterapia dispõe de técnicas que permite a drenagem dos seios paranasais eliminando a secreção e diminuindo o quadro de dor e inflamatório.

 

Por Drª Sulene P. Borges

Fisioterapeuta – Pós-graduanda em Cardiorrespiratório e Pneumo funcional pela CEPIR.


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.