Prefeitura fará ampliação de Unidades Básicas de Saúde

Requalifica UBS1A Prefeitura de Iitquira por meio da Secretaria de Saúde, através do Requalifica UBS do ministério da Saúde, conseguiu a aprovação do projeto de ampliação de duas Unidades Básicas de Saúde do Município. As duas Unidades que passarão pro ampliação são; Unidade de Saúde da Família Elísio de Souza Brito, localizada na sede do Município e Unidade de Saúde da família Adroaldo Gatto na vila de Ouro Branco do Sul.

O Requalifica UBS é uma das estratégias do Ministério da Saúde para a estruturação e o fortalecimento da Atenção Básica. Por meio do programa, o MS propõe uma estrutura física das unidades básicas de saúde – acolhedoras e dentro dos melhores padrões de qualidade – que facilite a mudança das práticas das equipes de Saúde.

Instituído em 2011, o programa tem como objetivo criar incentivo financeiro para a reforma, ampliação e construção de UBS, provendo condições adequadas para o trabalho em saúde, promovendo melhoria do acesso e da qualidade da atenção básica. Envolve também ações que visam à informatização dos serviços e a qualificação da atenção à saúde desenvolvida pelos profissionais da equipe.

Tanto a adesão ao programa quanto o registro do andamento das obras são realizados pelo SISMOB (Sistema de Monitoramento de Obras), ferramenta que possibilita ao gestor maior controle sobre o andamento das obras e, com os registros em dia, garante a continuidade dos repasses realizados pelo Ministério da Saúde.

proposta