Secretaria Municipal de Saúde de Itiquira promove campanha ‘Outubro Rosa’

DSCN3488 (Large)A prefeitura de Itiquira , por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou o lançamento oficial nesta quarta-feira (9) na sala de reuniões do PSF central, da campanha “ Outubro Rosa”,  contra o câncer de mama e colo de útero .

Algumas mulheres marcaram presença, e para chamar a atenção o ambiente contou com enfeites na cor rosa, funcionários da Saúde usavam um laço rosa no peito, o qual foi distribuídos às presentes. A cor rosa simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população. “O principal objetivo do Outubro Rosa é chamar a atenção da sociedade para a importância do diagnóstico precoce”.

DSCN3487 (Large)As unidades de saúde na sede do Município e na Vila de Ouro Branco do Sul vão intensificar suas ações, em cada local os PSFs alternarão a cada quarta-feira, atendendo das  18:00h às 19:00h com exames preventivos, com matérias  educativas e formação de grupos para alertar sobre o câncer de mama” destaca a Secretária de Saúde Lucimaria Garcia da Silva.

Segundo a Secretária, o desafio dessa luta é sensibilizar a população de que é possível impedir grande parte dos tumores com mudanças de estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres tem cura.

DSCN3485 (Large)A coordenadora do PSF Central, Elena Maria Mágno de Araujo, apresentou slide às presentes, chamando atenção das mesmas para gravidade da doença e forma de diagnostico e tratamento. Ela ainda frisou que em Mato Grosso, as estimativas são altas. Segundo estudos, o Estado deve registrar de 600 a 700 casos de câncer de mama até o final do ano, sendo que aproximadamente 25% das mulheres afetadas deverão morrer em decorrência da doença.

Para finalizar Elena frisou que todas as mulheres da comunidade de Itiquira devem procurar o posto de Saúde mais próximo de sua residência para realizar exames preventivos contra o câncer de mama.

O Outubro Rosa é um movimento popular reconhecido internacionalmente, originário nos Estados Unidos em 1997, com o objetivo de disseminar a importância da prevenção do câncer de mama e o do colo de útero. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres.