Secretaria de Saúde regulariza processo e obtém recurso para manutenção do SAMU

EQUIPE SAMU ITIQUIRA

Beneficiado com uma unidade do SAMU há mais de 2 anos, Itiquira não recebia recursos do Ministério da Saúde para manutenção da mesma, devido falhas no processo requerido para regularização  junto ao MS (ministério da saúde). Assim o município arcava com as despesas para que a unidade continuasse em atividade.

Diante disso a Prefeitura de Itiquira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, fez neste ano de 2013 o seguro dos funcionários, do automóvel, enfim  toda regularização do processo  e enviou o Ministério da Sáude para aprovação. O processo foi aprovado e Itiquira já recebe o recurso para manutenção da unidade.

Neste ano,  a verba de custeio repassada pelo Ministério da Saúde para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo pais, teve incremento de 19%, aumentando de R$ 744 milhões para R$ 884,2 milhões ao ano para toda a rede. Os recursos são destinados à capacitação de profissionais e à manutenção das equipes e equipamentos das unidades móveis.

O SAMU funciona 24 horas por dia e sua equipe conta com profissionais entre técnicos de enfermagem e motoristas socorristas que atuam em plantões de 12 horas. A Base Descentralizada do SAMU é regulada através do 192 Regional de Rondonópolis, está localizada na rua Zenaide Avena de Oliveria, Quadra 37, Centro, em Ouro Branco do Sul – Itiquira – MT.