Produtores rurais fornecem alimentos para a merenda escolar em Itiquira

Os produtos, como frutas e hortaliças, serão usados no preparo da merenda escolar, oferecida na rede Municipal de Ensino.

IMG_7739 (Large)A Prefeitura de Itiquira através da Secretaria Municipal  de Agricultura (Secretário Cristiano Marin e  equipe ) desde o inicio do ano de 2013 vem dando total incentivos aos Produtores Rurais de Itiquira, entre eles a produção de produtos da agricultura familiar.

Então no ultimo dia (14)  produtores pleitearam  junto à licitação modalidade chamada pública nº 001/2013 (exclusiva para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, para atendimento ao programa nacional de alimentação escolar(PNAE) ) a aquisição desses alimentos pela Prefeitura Municipal de Itiquira, e sagraram-se vencedores para fornecerem alimentos para atender a Demanda da Merenda Escolar.

A aquisição de produtos da agricultura familiar obedece à Lei 11.947 sancionada pelo Governo Federal em 16 de junho de 2009, que trata do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que define a alimentação escolar como um direito humano e incorpora dimensões estratégicas para a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional dos escolares: valorização da cultura alimentar e da produção local, inclusão da educação alimentar e nutricional no projeto pedagógico da escola, promoção da saúde do escolar e fortalecimento da agricultura familiar.

Para o secretário Cristino Marin,  isso proporcionará aos pequenos produtores rurais melhores condições de vida e produtividade, como projetos e apoio técnico e aquisição de novos equipamentos que facilitam a produção das hortaliças.

IMG_7737 (Large)Cristiano salientou que irão continuar  trabalhando em parceiras para buscar mais recursos e juntos tentar resolver da melhor maneira os problemas existentes, com o objetivo de apoiar as iniciativas dos produtores  rurais, contribuindo para o sucesso e maior produtividade no campo, viabilizando soluções para a sustentabilidade em benefício da sociedade e do desenvolvimento econômico, social e cultural, finalizou o secretário.

A Secretaria de Agricultura informa  a todos os Pequenos Produtores Rurais dos Assentamentos e Região que poderão contar com o apoio técnico do Médico Veterinário, da Agrônoma  e toda equipe da Secretaria de Agricultura para atender às suas necessidades, proporcionando-lhes maior suporte técnico e mais qualidade no atendimento das suas demandas.