Itiquira recebe curso de operador de máquinas agrícolas

IMG_7611 (Large)Uma parceria entre a Prefeitura de Itiquira Através da  Secretaria de Assistência Social e Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), promove em Itiquira entre os dias 15 e 30 de outubro, o curso de Operador de Máquinas Agriculas e deverá beneficiar 151 trabalhadores da região Sul de Mato Grosso, com a participação de 20 mulheres.

A abertura do concurso foi nesta terça-feira no plenário da câmara municipal, onde contou com a presença da primeira dama de Itiquira, Suzana Francisca, do presidente do Legislativo, Ademir Dal Berti, do Secretário de Agricultura, Cristiano Marin, da Secretária de Trânsito, Maria Luiza Rufino, do Secretário de Infraestrutura, Agnaldo Furtado de Moraes, da Superintendente de Qualificação Profissional da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), Elzira Batista de Jesus e da Técnica Coordenadora Sandra Maria Alves Guirra.

IMG_7599 (Large)Em sua fala a primeira dama pediu aos participantes que aproveite a oportunidade para se qualificarem, citando a dificuldade que é para se fazer um curso desse particularmente, “por ser de valor elevado e a maior não ter condições de fazer”, desejando um ótimo curso a todos finalizou.

A Superintendente de Qualificação Profissional da SETAS, Elzira Batista de Jesus pediu dedicação no curso aos participantes, e fez questão de citar o empenho da Primeira Dama junto ao governo do estado para trazer o curso para Itiquira.

O secretário Cristiano Marin que é produtor de grãos no município, pediu empenho dos participantes para que todos se qualifiquem, e confirmou a contração por sua empresa de até quatro pessoas, melhores qualificadas, entre homem e mulher.

O Curso de Operador de Máquinas Agrícolas propicia o aprendizado do manuseio, manutenção e operação de equipamentos como tratores e colheitadeiras de grãos. Além disso, os participantes aprendem noções de preparo do solo para o plantio e a importância de se proteger durante a aplicação de herbicidas.

Ao término do curso, os 30 alunos que mais se destacam participam ainda do módulo sobre a aplicação de GPS na agricultura.

Para a realização do curso de Operador de Máquinas Agrícolas, o Governo do Estado conta com a parceria das empresas John Deere, CNH – Casa New/Holland, Basf, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).