Vacina contra a hepatite B está disponível em todos os postos de saúde

Vacina contra hepatite BPara intensificar e ampliar a cobertura vacinal contra a hepatite B, equipe da Secretaria Municipal de Saúde estiveram nesta terça-feira (06) na praça Serafim de Carvalho realizando a vacinação da população.

A realização da campanha na praça central, Vacina contra hepatite_Bfoi para chamar a atenção da população para uma doença silenciosa, causada pelo vírus HBV e caracterizada pela inflamação do fígado. É considerada uma doença silenciosa, pois em alguns casos não apresenta sintomas.

Para eficácia na proteção contra a hepatite B, é fundamental que sejam aplicadas três doses, num intervalo de seis meses. Após a primeira, a segunda aplicação deve ser feita em 30 dias, e a terceira dose, seis meses após a primeira. A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar todos que ainda não receberam o imunizante.

O vírus pode estar presente no leite materno, na saliva, no sêmen, na secreção vaginal e no sangue. A infecção pode se dar por relação sexual sem proteção; compartilhamento de lâminas de barbear, escova de dente, alicates, seringas e agulhas; procedimentos odontológicos e cirúrgicos; transfusões de sangue; e transmissão do vírus pela mãe ao recém-nascido, no parto. A doença na fase aguda pode evoluir para a cura. Na fase crônica, pode causar complicações, como cirrose e câncer e, em alguns casos, levar à morte. O diagnóstico inclui a realização de exames laboratoriais e clínicos, através da coleta de sangue.

A vacinação continua sendo realizada rotineiramente pela Secretaria Municipal de Saúde . A vacina está disponível em todos os postos de saúde de Itiquira, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.  Para receber a vacina, é importante apresentar a carteira de vacinação e o documento de identidade.

saude (Large)