Secretaria de Educação promove palestra sobre hiperatividade

Palestra Transtorno Déficit Atenção Hiperatividade-TDAH

Palestra em Ouro Branco do Sul

Em comemoração à “SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL E MULTIPLA” a Secretaria Municipal de Educação promoveu palestra no dia 23 de Agosto, no período matutino em Ouro Branco do Sul e no período vespertino em Itiquira, tendo como tema “Transtorno Déficit Atenção Hiperatividade-TDAH”. A palestra foi ministrada pela Gerente das Diversidades  Vânia Moreira e  Psicopedagoga  Célia Felizarti da Secretaria de Educação do município de Rondonópolis/MT.

Palestra Itiquira

Tivemos como publico alvo os professores e funcionários da rede escolar de ensino, pais,convidados e contamos com a presença da APAE. As palestrantes iniciaram refletimos sobre o que é TDAH, o “Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade” é uma condição comportamental de grande incidência na infância e na adolescência. Pesquisas internacionais revelam que o TDAH está prescrito em torno de 5 a 10% da população em idade escolar.

Diferentes grupos de cientistas identificam números semelhantes sobre a incidência do TDAH, nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, México, Austrália e Países da Europa. Isto reforça a ideia de que existe uma distribuição global do TDAH.

Portanto crianças e adolescentes, estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino infantil, fundamental ou médio, ricas ou pobres, vivendo em países de primeiro ou de terceiro mundo podem apresentar TDAH.

O TDAH é caracterizado basicamente por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Os sintomas são responsáveis por muitos prejuízos na vida escolar dos jovens acometidos, além de problemas relacionamento social e ocupacional. Além disso, o impacto negativo do transtorno para o portador pode interferir também na vida de familiares, amigos, colegas de escola e dos membros da comunidade em que vigem.

Observamos que os professores da rede publica, participaram ativamente com perguntas durante a palestra. A palestra foi de suma importância para que os professores e pais tirassem algumas duvidas que já existiam ao longo da vida escolar dos alunos.

Fotos do evento AQUI