Itiquira realiza a 1ª Conferência de Educação CONAE/2014

CONFERENCIA DA EDUCACAO (10)A Prefeitura de Itiquira, através da Secretaria Municipal de Educação e Assessoria Pedagógica, realizou no dia 27 de Junho a I Conferência Municipal de Educação de Itiquira (CONAE 2014).

O principal objetivo da etapa no município foi de socializar, discutir e sistematizar as contribuições que cada unidade escolar responsável pelo eixo sistematizou para a elaboração da síntese do município que será encaminhada a etapa regional (Cefapro de Rondonópolis).

A II Conferência Nacional da Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF, será um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Precedida por conferências preparatórias e livres, municipais e /ou intermunicipais, do Distrito Federal e estaduais de educação, terá como tema central O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração.

Foi definido pelo FNE, como objetivo geral para a conferência: propor a Política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.

São objetivos específicos definidos pelo FNE para a II CONAE:

1. Acompanhar e avaliar as deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando seu impacto e procedendo às atualizações necessárias para a elaboração da Política Nacional de Educação.

2. Avaliar a tramitação e a implementação do PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação (SNE) e no desenvolvimento das políticas públicas educacionais.

Assessoria Pedagógica