Prefeitura realiza caminhada contra violência e exploração sexual infanto-juvenil

Centenas de pessoas participaram da  caminhada de Combate à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes na manhã desta terça-feira, 15, no município de Itiquira. Com faixas e cartazes, conselheiros tutelar, funcionários municipais, autoridades, alunos e professoras de  escolas públicas localizadas na sede do Município participaram do ato promovido pela Prefeitura de Itiquira.

” As estatísticas mostram que os abusos são cometidos na maioria das vezes pelo pai, um tio, um parente, um padrasto, um vizinho ou alguém que a mãe de boa fé entrega pra cuidar e vai trabalhar”.

A caminhada faz parte das ações, em Itiquira, de mobilização Nacional pelo Dia de Combate ao Abuso e à exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio. “Nós procuramos sensibilizar todos os segmentos da sociedade pra que olhem a questão da violência sexual das nossas crianças e adolescentes. Tem famílias que não denunciam que são pressionadas a não falar, ou seja, existe um número que a gente não conhece”, afirmou a secretária  municipal de Assistência Social, Suzana Garcia.

A caminhada também serviu para mostrar como as vítimas ou as famílias das vítimas devem fazer para conseguir apoio e atendimentos dos diversos órgãos municipais. A iniciativa do Pair (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro) conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, CRAS, CREAS, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Ministério Público Estadual.

Confira as fotos AQUI