CONTROLE INTERNO

LEGISLAÇÃO


ITIPREV

INFORMATIVO

Estudantes recebem orientações contra abuso e exploração sexual

“Ação da Prefeitura Municipal de Itiquira, através da Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar no combate a exploração sexual Infanto-Juvenil”.

Nos dias 15 e 16 de maio aconteceu, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação, uma palestra enfatizando a campanha – “FAÇA BONITO, proteja nossas crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual”.

A palestra foi destinada aos alunos da rede municipal e estadual de ensino do município de Itiquira – MT, onde a Psicóloga Emanuela Samara de Oliveira Silva juntamente com os membros do Conselho Tutelar, orientaram as crianças e os adolescentes a se prevenirem e denunciarem qualquer tipo de abuso ou violência.

A apresentação da campanha abordou o tema – “Combate ao abuso e exploração sexual”. A psicóloga explicou que a exploração sexual ocorre de quatro formas: no contexto da prostituição, na pornografia, nas redes de tráfico e no turismo com motivação sexual e também sobre as principais violações de direitos contra crianças e adolescentes, no que tange a exploração econômica (trabalho infantil), negligência, o abandono, e as violências: físicas, sexual psicológica e institucional.

Desse modo, a apresentação da campanha às crianças e aos adolescentes serviu para que a maioria delas conhecesse o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com isso, tiveram a oportunidade de manusear o Estatuto e conhecer alguns dos seus direitos, pois as crianças e adolescentes desconhecem seus direitos e deveres.

Portanto, a apresentação da campanha teve um grande êxito, pois conseguimos que alguns casos fossem denunciados ao término da palestra.

Fotos da Palestra AQUI

 

 


Todas as matérias podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. As fotografias, além da fonte, devem ser creditadas com o nome do autor.