Dia do Indio e Tiradentes é comemorado em Escola Municipal

Nesta quinta 19 de abril aconteceu em Itiquira, atividades comemorativas ao dia do Índio, através de alunos e professores da Escola Municipal José Rodrigues da Silva.

Entre as atividades aconteceram sessões de vídeos, apresentações, musicas, poemas, com o foco principal; ser índio é cuidar da mãe terra e respeitar a natureza.

O dia do índio, 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas através do decreto-lei 5540 de 1943 e relembra o dia, em 1940, no qual várias lideranças indígenas do continente resolveram participar do primeiro Congresso Indígena Interamericano, realizado no México.

A semana dedicada aos povos indígenas deve ser um momento de reflexão sobre a importância da preservação da manutenção de suas terras e suas manifestações culturais.

A escola ainda comemorou no dia 19 o dia de Tiradentes que é comemorado nacionalmente no Domingo dia 21. Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, nasceu na Fazenda do Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rei em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira. A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.

As apresentações e comemorações  aconteceram no período da manhã nas dependências  da própria escola no Bairro Poxoréo.

Fotos: Escola José Rodrigues da Silva